31.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTPeritos participam de reunião de nivelamento sobre metologia de valoração de danos...

Peritos participam de reunião de nivelamento sobre metologia de valoração de danos ambientais

Por meio da capacitação, os profissionais passarão a ter condições de avaliar monetariamente danos ambientais, através de fórmula matemática
Por CenárioMT

Nove peritos oficiais criminais lotados da Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal participaram, nesta segunda-feira (21.06), de uma reunião de alinhamento sobre a perícia de valoração de danos em crimes ambientais. A reunião aconteceu no auditório da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Na ocasião, o perito oficial criminal João Paulo Novaes apresentou a metodologia desenvolvida por ele em conjunto com os demais peritos da seção, a partir da necessidade de padronização dos procedimentos de análise da mensuração da responsabilização do infrator pelo dano ambiental causado ao provocar incêndios florestais e desmatamentos ilegais.


--Continua depois da publicidade--

Ao verificarem in loco a ocorrência de crimes ambientais, os peritos oficiais elaboram um laudo pericial com informações técnicas sobre a origem do crime, as áreas atingidas e os prejuízos financeiros decorrentes da prática delituosa.

Por meio da metodologia, os profissionais passarão a ter condições de avaliar monetariamente danos ambientais, através de fórmula matemática, valorar estes danos, a fim de que o local degradado volte ao seu status quo anterior. Os cálculos levam em consideração o tipo da vegetação atingida nos biomas mato-grossenses, o custo da recomposição da vegetação degradada, da perda ambiental, dentre outros fatores e variáveis.

“A valoração do dano ambiental é um trabalho que não era feito, é complexo, e não possui uma padronização no país. Por meio desta análise, nós buscamos atender às requisições das delegacias, Ministério Público, e do próprio Judiciário, para atendermos essa parte de valoração e desenvolver estes procedimentos. Apesar de já estar pronto, todo ano ele pode ser atualizado e ampliado”, explicou o perito criminal João Paulo Novaes.

O método de análise apresentado foi elaborado a partir das experiências dos peritos, bibliografias, e conforme as demandas por requisições recebidas pela Gerência. Antes de ser posta em prática, o procedimento ainda será a sua publicação oficializada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Em breve, a apresentação do método de avaliação econômica de danos ambientais será estendida aos peritos criminais do interior do Estado.


--Continua depois da publicidade--
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE
Policiais prendem homem armado após tentativa de invasão a motel em Lucas do Rio Verde
julho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021