33 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 01 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Outubro Rosa; Escola Técnica de Sinop promove ações para informar sobre prevenção...

Outubro Rosa; Escola Técnica de Sinop promove ações para informar sobre prevenção e tratamento

A iniciativa prevê conscientizar a equipe escolar sobre a importância de ter o cuidado e prevenir a doença
Por CenárioMT

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) têm realizado diversas atividades para fomentar as informações sobre a prevenção e tratamento dos cânceres de mama e no colo do útero, no qual no mês de outubro é amplamente abordado por meio da campanha Outubro Rosa, realizada anualmente em todo o mundo.

Nesta semana a Escola Técnica Estadual (ETE) de Sinop (500 km de Cuiabá), promoveu palestras para falar do assunto aos servidores.

A diretora da ETE,  Ivanir Latanzi, explica que a iniciativa prevê conscientizar a equipe escolar sobre a importância de ter o cuidado e prevenir a doença e ainda divulgar a iniciativa entre alunos e rede escolar de forma virtual.

“Os alunos estão sem aulas presenciais por conta da pandemia, então decidimos trasmitir as palestras por meio do aplicativo Google Meet, para ampliar o alcane. Assim, além dos funcionários da escola que assistiram presencialmente, os alunos e parceiros também puderam acompanhar virtualmente”, explicou.

Para abordar o tema, os dois palestrantes Alessandra Alves Gouveia e o professor Paulo Rogério Prates promoveram uma tarde de debates em uma roda de conversa, onde esclareceram dúvidas dos trabalhadores.

A coordenadora da ETE, Maria Luiza Troian, contou que a direção da escola distribuiu laços rosas, símbolo da campanha mundial Outubro Rosa, para os participantes com o intuito de que espalhem a ideia de prevenção da doença pelas ruas.

“Queremos os familiares, amigos e o maior número de pessoas saibam que podem lutar por direitos como o atendimento médico, apoio psicológico, exames e que a prevenção pode identificar um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura” falou.

Criada na década de 90 em Nova York, com o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama e posteriormente foi ampliado para combater também o de colo do útero. E desde então ela é promovida anualmente em todo o mundo. O Outubro Rosa é comemorado para marcar a luta contra o câncer de mama, ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce.

A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi e 2002 com a iluminação em rosa do monumento Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e aconteceu com apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Homem que estuprou e matou idosa na frente do marido é preso em Mato Grosso

O homem que estuprou e matou uma idosa na frente do marido foi preso na madrugada de hoje (01) em Pontes e Lacerda. De acordo...

O que está acontecendo em Criciúma?

Quadrilha abandona dinheiro após assalto e tiroteio em Criciúma; quatro homens são presos com R$ 810 mil Conforme o CenárioMT informou na manhã desta terça-feira,...

Preso suspeito de estuprar e matar idosa na frente do marido em Mato Grosso

Foi preso na madrugada de hoje, terça-feira (1º) o homem suspeito de ter ter estuprado e matado uma idosa, 65 anos,  no último domingo...

Delegados ministram palestra para crianças e adolescentes em Porto Alegre do Norte

A Polícia Civil de Porto Alegre do Norte (663 km a médio norte) realizou, na quarta-feira (18.11) uma visita na  Associação de Acolhimento Cantinho...
Publicidade
x