24.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTMusicoterapia leva esperança e alegria a pacientes do Hospital Metropolitano

Musicoterapia leva esperança e alegria a pacientes do Hospital Metropolitano

Implementado em julho de 2020 na unidade estadual, projeto já atendeu cerca de 100 pacientes
Por CenárioMT

Em meio ao sentimento de incerteza, ansiedade e, muitas das vezes, de tristeza, os pacientes que tratam a Covid-19 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, contam com a musicoterapia para renovar a própria esperança.

A metodologia é uma modalidade terapêutica que utiliza elementos musicais como som, ritmos, melodia e harmonia para promover a expressão de conteúdos psicoafetivos nas pessoas.


--Continua depois da publicidade--

Implementada em julho de 2020 pelo psicólogo da unidade estadual, Ricardo Souza Oliveira, a musicoterapia já atendeu cerca de 100 pacientes do Hospital Metropolitano.

“Muitos pacientes chegam ao hospital com medo, ansiosos, preocupados, chorosos e até sem esperança. Nesses momentos, procuro fazer o atendimento psicológico e, logo em seguida, faço a musicoterapia”, conta o profissional.

Um estudo realizado em 2011 pela Universidade de Drexel (Estados Unidos), com atualizações divulgadas em agosto de 2016, mostrou que a terapia com a música parece contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga.

De acordo com Ricardo, esses benefícios têm sido notórios no decorrer do tratamento com os pacientes da unidade hospitalar. “Diante de tudo que eu tenho vivenciado e observado nos pacientes, vejo melhoras no quadro clínico, além do emocional estar em constante evolução. Percebo principalmente a aceitação ao tratamento e ainda a diminuição na ansiedade”, diz o psicólogo.


--Continua depois da publicidade--

Para a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira Rodrigues, a terapia com a música tem obtido resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da unidade. “A música desperta emoções e estimula o bem-estar, sendo muito importante no processo de recuperação do paciente”, conclui a diretora.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021