22.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁGoverno do Estado entrega 30 mil testes rápidos para Prefeitura de Cuiabá

Governo do Estado entrega 30 mil testes rápidos para Prefeitura de Cuiabá

Ao todo, a gestão estadual disponibilizou 300 mil testes aos 141 municípios de Mato Grosso; 80% das cidades já retiraram os itens
Por CenárioMT

O Governo do Estado entregou 30 mil testes rápidos à Prefeitura de Cuiabá na última quarta-feira (29). O envio, mediado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), integra a ação que contribui diretamente para o aumento da capacidade de testagem dos municípios e auxilia o diagnóstico e tratamento precoces dos pacientes com coronavírus.

“O Governo de Mato Grosso segue auxiliando as prefeituras no combate à covid-19. Esses 30 mil testes fazem parte dos 400 mil adquiridos pela SES em uma força tarefa, na qual o Governo do Estado conseguiu pagar de 3 a 11 vezes mais barato que outros estados”, comentou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O gestor também explicou que, em paralelo ao envio dos testes, o Governo estadual também promove o atendimento no Centro de Triagem, que beneficia diretamente os municípios da Baixada Cuiabana.

Ao todo, o Estado disponibilizou o total de 300 mil testes rápidos aos 141 municípios do estado, sendo que a entrega iniciou na última semana. Até o momento, 80% dos municípios – o que representa 113 cidades – já assinaram o termo para retirada dos testes, faltando apenas 28.

De acordo com a SES, os municípios receberão quantidades proporcionais ao número de habitantes. Várzea Grande (24.225) e Rondonópolis (19.750) ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares na escala de municípios com maior recebimento de testes.

O secretário Estadual de Saúde reforça que a SES incentiva a testagem no estado e lembra que já há comprovação de que não é apenas por meio do teste que se pode chegar ao diagnóstico. Isto é, o teste clínico também pode determinar se o paciente está com Covid-19 ou não.

Aquisições

Foram adquiridos pela SES, diretamente de uma fabricante chinesa cujos testes estão devidamente certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 400 mil testes que custaram cerca de R$ 17,83 a unidade, considerando frete e o valor do dólar pago nas aquisições.

Além das aquisições, outros 100 mil testes foram doados pela empresa JBS, por meio do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”, e auxiliam no funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO
Duplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos próximos meses
maio 17, 2021
BOLETIM CORONAVÍRUS
Lucas do Rio Verde registra mais um óbito por covid-19 e número de mortes chega a 143
maio 17, 2021