22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGoverno de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

Governo de MT reforça medidas de prevenção à Covid-19 no serviço público

O Estado instituiu teletrabalho, revezamento e tem afastado servidores contaminados e aqueles que tiveram contato com quem testa positivo
Por CenárioMT

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado tem atuado fortemente na divulgação de informações e orientações aos servidores, realizando diversas ações no sentido de conter a disseminação da Covid-19 nos órgãos públicos estaduais.

O Governo instituiu teletrabalho para os grupos de risco e revezamento, e tem afastado os servidores que testam positivo para o coronavírus ou têm contato com casos confirmados de Covid-19, ou que apresentem sintomas gripais como tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade em respirar, além de realizar a desinfecção dos setores.


--Continua depois da publicidade--

O Estado também fez aquisição e distribuição de diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras de tecido com três camadas – em acordo com as recomendações técnicas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, além de barreiras de proteção em acrílico e totens com dispenser para álcool 70% que foram distribuídos nos órgãos.

Também têm sido realizadas com frequência campanhas de conscientização das medidas preventivas e cuidados básicos na rotina diária como a higienização das mãos, o distanciamento, o uso de máscaras no ambiente de trabalho, a importância da vacina, e cuidados com a saúde física e mental através de videoaulas de meditação, ginástica laboral e treino funcional.

Além disso, o Governo implementou rodas de conversa, acolhimento psicológico, gestão e monitoramento dos casos de Covid-19, além da frequente sanitização e desinfecção de ambientes dos prédios públicos e testagem rápida.

Foram realizados ainda, ao longo da pandemia, 7.953 acompanhamentos psicossociais, oferecendo escuta qualificada, orientações para tratamento e outros procedimentos que favoreçam a melhoria das condições de saúde, bem-estar e reinserção laboral nos órgãos.


--Continua depois da publicidade--

A Secretaria de Planejamento e Gestão emitiu notas técnicas em Saúde e Segurança no Trabalho a todos os órgãos com orientações de higiene ocupacional e prevenção ao coronavírus.

Foram emitidas mais de cinco mil notificações aos servidores que contraíram Covid-19 com orientações sobre o período de isolamento, medidas de higiene respiratória e distanciamento social que permitiram às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos monitorarem e acompanharem esses casos.

O Governo ofereceu também capacitação profissional para a complementação da jornada de trabalho dos servidores em trabalho remoto durante todo período.

Por fim, foram criadas ferramentas de monitoramento epidemiológico, como o Boletim de Indicadores da Covid-19, disponibilizado aos setores de saúde e segurança do trabalho para tomada de decisão rápida nos momentos de aumento da curva de infecção.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021