35.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 01 agosto, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTGoverno de Mato Grosso e Oi Futuro lançam edital MOVE_MT voltado para...

Governo de Mato Grosso e Oi Futuro lançam edital MOVE_MT voltado para iniciativas da economia criativa

O programa vai oferecer formação e mentorias que ajudarão a criar negócios criativos rentáveis e sustentáveis; inscrições abertas
Por CenárioMT

Estão abertas as inscrições para o edital Move_MT de aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e impacto sociocultural, que é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. O programa vai selecionar até 30 iniciativas de economia criativa que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria para ajudar a criar negócios rentáveis e sustentáveis.

As inscrições podem ser feitas pelo site oifuturo.org.br/editais até as 20h (horário MT) do dia 05 de agosto. 


--Continua depois da publicidade--

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com a Oi Futuro visa fortalecer a gestão dos negócios criativos no Estado.

“Apesar de não envolver diretamente a transferência de recursos aos selecionados, o edital oferece formação e aceleração especializadas que ajudarão a transformar o empreendimento, a ideia ou o projeto criativo em um negócio rentável. Para isso, temos a expertise da Oi Futuro por meio do Labora, que é um ambiente de aprendizagem e articulação reconhecido no Brasil”, explica Keiko.

As iniciativas selecionadas no edital Move_MT passarão por formações coletivas e consultorias individuais realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses. O objetivo é auxiliar os empreendedores em questões específicas relacionadas às áreas de gestão organizacional, estruturação de projetos e uso de tecnologias em seus modelos de atuação. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 


--Continua depois da publicidade--

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. Na ocasião, os selecionados irão conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.

Podem participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem na economia criativa de Mato Grosso. As iniciativas propostas podem ser nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

“Vamos apoiar iniciativas artísticas, culturais e digitais e mostrar que é possível empreender e criar negócios criativos rentáveis. Com o Move_MT, toda a sociedade sai ganhando, afinal o objetivo é ampliar o desenvolvimento inovador e sustentável, e também projetar os projetos inovadores daqui de Mato Grosso para o restante do país e do mundo”, enaltece o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Etapa pré-aceleração

Na primeira etapa do Move_MT, artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o estado participaram dos workshops coletivos e gratuitos que abordaram temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia.

Foram quatro workshops online realizados no período entre 26 maio a 14 de julho deste ano, abrangendo cerca de 200 participantes em cada um deles.

Serviço


--Continua depois da publicidade--

Inscrições edital Move_MT

Período: 20 de julho a 05 de agosto de 2021

Acesso ao edital e link de inscrição: https://oifuturo.org.br/editais/move_mt/

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021