22.6 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 20 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Ginecologista do Mato Grosso Saúde reforça importância do autoexame nas mamas

Ginecologista do Mato Grosso Saúde reforça importância do autoexame nas mamas

Dra. Karin Rubio reforça que o toque nas mamas deve ser realizado durante todo o ano
Por CenárioMT

O sintoma mais comum do câncer de mama é a presença de um nódulo no seio. Ele costuma a ser indolor, duro e irregular, e a maneira mais eficaz para sua detecção é o autoexame nas mamas.

A ginecologista Karin Rubio, da Clínica Vida, credenciada ao Mato Grosso Saúde, aproveita a campanha do Outubro Rosa para lembrar que a mulher deve se cuidar não somente durante esse mês, mas durante o ano inteiro.

“O autoexame das mamas é uma técnica simples que faz a diferença na sua vida. O corpo é seu, quem vai sentir primeiro os sintomas é você, por isso, o sinal de alerta é importante partir de você. É necessário o autoconhecimento, perder o medo, a vergonha e se tocar para evitar esse mal”, reforça Karin Rubio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima 1,38 milhão de novos casos da doença e 458 mil mortes por ano. Os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia apontam que uma a cada 12 mulheres vão desenvolver câncer de mama até os 90 anos de idade.

Karim Rubio comenta que o choque das pacientes ao receberem o diagnóstico é perceptível. “Ser diagnostica com o câncer de mama é assustador e é possível perceber isso no olhar das mulheres quando entregamos o resultado positivo”, afirma a médica.

Segundo a ginecologista, cada paciente descobre as formas de lidar, demonstrar ou esconder suas dores. “É uma doença cruel e que afeta diretamente os símbolos do ser mulher. Mulheres acometidas podem ter muitas perdas, da mama, dos cabelos, da fertilidade e da libido. A enfermidade tem seu lado colateral, afeta as amizades, os amores, a família, enfim”, destaca.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há vários tipos de câncer de mama e há medidas que contribuem para prevenção da doença. De acordo com a entidade, comportamento protetores: alimentação saudável, prática de atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter um peso adequado, são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.

“Para o ano de 2020 foram estimados 66.280 casos novos (no Brasil), o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. É importante destacar também que, apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens”, alerta Karin.

Quando há o desenvolvimento do câncer de mama, Rubio explica que o tumor tem características próprias e em cada paciente ele pode evoluir de diferentes formas. O sintoma mais comum é o nódulo. Outros sinais do câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

“A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila”.

A médica aponta que quando se exclui os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do país. Em 2018, 17.763 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 17.763 mulheres e 189 homens, segundo o Atlas de Mortalidade do Ministério da Saúde, atingindo um índice de 13,84 óbitos/100.000.



Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas

Homem que estuprou criança de 5 anos é preso no interior de Mato Grosso

Um homem considerado foragido da Justiça há mais de um ano por estupro de vulnerável cometido contra uma menina de apenas cinco anos teve o...

Acusado de homicídio é preso por policiais em Mato Grosso

Policiais civis de Santo Antônio de Leverger e da 3a Delegacia de Cuiabá cumpriram na última semana o mandado de prisão contra o autor de...

Polícia Civil prende traficante que atuava em Cuiabá

Um traficante que atuava com a venda de drogas no bairro Jardim União foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (19.10), durante...

E-Título passa a ter foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar

O e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por novas atualizações. A principal...