37.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 22 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTEvento online discute implantação de Agências de Águas em Mato Grosso

Evento online discute implantação de Agências de Águas em Mato Grosso

A ação organizada pelo Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas acontece no dia 31 de agosto, às 14h, com transmissão no YouTube e participação da Sema
Por CenárioMT

O Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográfica de Mato Grosso (FECBH) promove o webinar “Cobrança de Água e Sustentabilidade das Agências de Águas” no dia 31 de agosto, às 14h. O evento online irá abordar os aspectos legais desta nova medida e a experiência de outros estados frente ao tema ligado à gestão dos recursos hídricos. A videoconferência será transmitida no canal Portal CBHs MT no YouTube.

Participam do evento o economista e membro da Coordenação de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Marco Antônio Mota Amorim e o engenheiro sanitarista, Analista de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Eliel Alves Ferreira.


--Continua depois da publicidade--

Com a atualização da Política Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso, em 2020, mudanças impactaram diretamente a ação dos CBHs. Uma delas é a recriação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o FEHIDRO, e a possibilidade de funcionamento das Agências de Águas.

De acordo com o analista de meio ambiente Eliel, que também atua como Coordenador Geral do FECBH, o tema é considerado de extrema importância para a gestão das águas no estado. “É um tema urgente e necessário para gestão dos recursos hídricos no estado de Mato Grosso. Esse instrumento pode viabilizar a criação de agências de águas para atuarem como um braço executivo dos Comitês de Bacias Hidrográficas em projetos, obras, controle, monitoramento e sustentabilidade da gestão”, afirmou.

Ainda de acordo com o engenheiro sanitarista, discutir o assunto é falar sobre uma das principais bases de gestão em todo o país. “O conhecimento e a viabilidade deste instrumento impactam diretamente o trabalho dos Comitês, pois pode significar a sustentabilidade financeira e sobrevivência destes colegiados”, finalizou.

O encontro é gratuito e os participantes poderão garantir a certificação de participação mediante ao preenchimento de um formulário disponibilizado durante a ação. Para realização do webinar, o FECBH conta com o apoio da Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema.


--Continua depois da publicidade--

Serviço:

Webinar – “Cobrança de Água e Sustentabilidade das Agências de Águas”

Data: 31 de agosto

Horário: 14h (horário de Cuiabá)

Local: Canal do Portal CBHs MT (https://www.youtube.com/watch?v=dEu-TrjyarU)

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,337FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021
FIQUE ATENTO
Prova pra seleção de conciliador da Justiça de Lucas do Rio Verde será no domingo (26)
setembro 22, 2021
Mato Grosso
“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”, destaca Carlos Fávaro
setembro 21, 2021
Mato Grosso
"Vai ter mais serviço, mais renda, tudo vai se encaixar aqui", afirma morador de Lucas do Rio Verde com a 1ª Ferrovia Estadual
setembro 21, 2021