30.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTEncontro Estadual debate respeito e responsabilidade no trânsito

Encontro Estadual debate respeito e responsabilidade no trânsito

Programação será virtual, com acesso pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, nos dias 17, 24 e 31 de maio, a partir das 14h30
Por CenárioMT

O Estado de Mato Grosso realizará o 2º Encontro Estadual de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo. O tema central do evento é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. O encontro começa nesta segunda-feira (17.05), com programação online transmitida pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, a partir das 14h30.

Outros módulos do evento ocorrerão nos dias 24 e 31 de maio, a partir do mesmo horário, no período da tarde. O evento vai abordar o respeito e responsabilidade no trânsito, as morbimortalidades e agravos do trânsito em Mato Grosso e as alterações vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


--Continua depois da publicidade--

A coordenadora do setor de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Rosiene Rosa Pires, esclarece que os debates se relacionam às demais temáticas de conscientização. “Essas pautas dialogam com outras orientações já bastante divulgadas, como: se beber não dirija; criança só no banco de trás e na cadeirinha adequada; não use celular ao dirigir; reduza a velocidade”, explica.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos de urgência e emergência na Rede Pública de Saúde são sobrecarregados com 60% da demanda oriunda de acidentes de trânsito, além do alto número de óbitos e pessoas com sequelas, que geram alto custo para o SUS.

Diante desta realidade, que atinge todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um plano decenal – de 2011 a 2020 – de enfrentamento à morbimortalidade e aos acidentes no trânsito, estabelecendo como meta para todos os países signatários, a redução em 50% dos óbitos oriundos dos acidentes de trânsito.

O Brasil não atingiu a meta e, em fevereiro de 2021, a ONU relançou a mesma meta decenal – de 2021 a 2030 –, fato que possibilita aos países uma nova oportunidade para atingirem o objetivo pactuado.


--Continua depois da publicidade--

Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, assumiu o serviço elencado nessas Pactuações Federais e Estaduais, rearticulando as ações relacionadas à temática destacada e constituindo o Comitê Intersetorial de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito de Mato Grosso e a Comissão de Coleta e Análise de Dados e Tecnologia da Informação.

Vidas perdidas no trânsito

Cerca de 1.200 óbitos ocorrem anualmente em Mato Grosso por negligências no trânsito, tais como: excesso de velocidade, uso de bebida alcoólica associado ao volante, uso de celular e falta de manutenção em veículos.

No Estado, o número de pessoas com sequelas por acidentes no trânsito chega a ser três vezes maior do que o número de óbitos por outras razões, fator que resulta em exorbitantes gastos para a Rede Pública de Saúde.

 


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021