Edital da Secel viabiliza realização do 1º Festival de Rapadura em Nossa Senhora do Livramento

Fonte: Cida Rodrigues | Secel-MT

Maria Anffe
Maria Anffe

O edital Viver Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), viabilizou a realização do primeiro Festival de Rapadura – Descobrindo Sabores e Saberes. Com entrada gratuita, o evento será realizado neste sábado (29.06), das 8h às 17h, no Centro de Memória da Rapadura, que fica na Comunidade Campo Alegre de Baixo, em Nossa Senhora de Livramento.

Além de feira gastronômica com comidas e bebidas tendo a rapadura e o caldo de cana como ingredientes principais, haverá almoço regional com comidas típicas e feira de artesanato. O evento também contará com apresentações de siriri e outras atrações artísticas, como os humoristas Cumpadre Mané e Nhá Bastiana e a dupla Nico e Lau.

A programação do evento ainda conta com o lançamento do livro “Preservando Saberes e Memória do Lugar: Comunidade Campo Alegre de Baixo”.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

De acordo com a coordenadora do projeto, Zuleika Arruda, o Festival busca preservar o saber/fazer da rapadura e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. “Destacamos a relevância deste evento para o município, uma vez que promove a valorização e preservação da cultura local, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade de Campo Alegre de Baixo”, explica Zuleika.

O I Festival de Rapadura apresenta também aos visitantes o Centro de Memória da Rapadura, um espaço destinado à preservação da cultura local. Construído com o método de pau-a-pique (taipa) para mostrar a habitação típica da região rural do Valei do Rio Cuiabá, o Centro guarda artefatos e fotografias sobre o cotidiano e a memória coletiva da comunidade, bem como produtos e utensílios utilizados no processo produtivo tradicional da rapadura.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.