21.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 16 abril, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTDe janeiro a março, Mato Grosso pactuou 129 novos leitos de UTI...

De janeiro a março, Mato Grosso pactuou 129 novos leitos de UTI pelo SUS

Mesmo com o aumento no número de leitos de UTI, a taxa de ocupação é de 96%, conforme boletim epidemiológico de segunda-feira (29)
Por CenárioMT

Mato Grosso tem 547 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para tratamento da Covid-19, neste mês de março. O número é 30,8% maior em comparação com o mês de dezembro de 2020, em que eram 418 UTIs Covid-19, quando a pandemia estava mais controlada.

“De abril de 2020 até agora, o número de leitos abertos cresceu exponencialmente, pois todos os esforços foram empenhados para o enfrentamento da doença. O atual problema não é apenas abrir leitos, pois só em 2021 foram abertos 129: a população precisa ter consciência da urgência do isolamento social e das medidas de biossegurança, caso contrário, não teremos leitos suficientes nunca”, destacou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Para ele, o índice de isolamento social, que em Mato Grosso está em torno de apenas 30%, deveria ser de ao menos 50% para reduzir o contágio da Covid-19 entre as pessoas. Conforme a comunidade internacional, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes para a redução da transmissão da doença, permitindo também a redução do número de casos e óbitos, além da necessidade de internações.

“Apesar de continuarmos o trabalho para abertura de leitos, a taxa de ocupação das UTIs permanece acima de 90%. Na segunda-feira, dia 29 de março, foi de 96%. Então, é preciso que toda a população tenha consciência e adote as medidas de segurança em saúde, e principalmente, pratique o isolamento social, saindo apenas quando for realmente necessário”, afirmou Gilberto.

O secretário pontuou que outra dificuldade se dá em relação a falta de profissionais intensivistas para atuar nas unidades de saúde. “Temos recursos, temos equipamentos, porém, a falta de médicos especializados é que mais nos preocupa, pois impede a abertura dos leitos de UTI na velocidade necessária”.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

NOVO DECRETO
Em vídeo, Miguel Vaz fala sobre novo decreto e pede atenção da sociedade para prevenção a covid-19
abril 15, 2021
GERAL
Moradora de Lucas do Rio Verde ganha R$ 10 mil no sorteio do Programa Nota MT
abril 15, 2021