19.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 14 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTCursos online de capacitação em projetos LGBTQI+ já estão disponíveis no portal

Cursos online de capacitação em projetos LGBTQI+ já estão disponíveis no portal

Lançado nesta quarta-feira (14/04), o portal reúne os instrumentos necessários para a viabilização e execução de projetos voltados à comunidade
Por CenárioMT

Produtores e agentes culturais passam a contar com um reforço importante: o portal Arte Diversidade, lançado nesta quarta-feira (14/04), que reúne os instrumentos necessários para a viabilização e execução de projetos voltados à comunidade LGBTQI+. O site é produto do projeto “Estruturação de Políticas Culturais para a diversidade LGBTQIA+ Arte Diversidade”, contemplado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Todo o conteúdo é gratuito e já está disponível no endereço www.artediversidade.com.br. Em cinco palestras, são abordados aspectos jurídicos, econômicos, sociológicos e históricos, que visam contribuir para que produtores culturais, artistas, e representantes da comunidade tenham conhecimentos sobre os direitos da diversidade. Assim, será possível lidar com questões burocráticas e legais, que dificultam o desenvolvimento de projetos com a temática.


--Continua depois da publicidade--

A iniciativa tem como intuito contribuir com a criação e estruturação de políticas culturais para a diversidade, explica o idealizador da proposta, o advogado Nelson Freitas Neto. “Queremos fortalecer uma base da comunidade LGBQI+. Sabemos a realidade enfrentada de exclusão e segregação, que não é só por parte da sociedade, mas também pelo próprio poder público, que é quem deveria acolher essas pessoas. A nossa cultura ainda é muito marginalizada”, complementa.

Programação

Confira abaixo os assuntos abordados e os respectivos palestrantes:

1. “Conceito de Sociedade, Democracia, Cidadania e Direitos e Garantias Individuais”, com a advogada e pesquisadora de gênero e sexualidade, Kamila Michiko.


--Continua depois da publicidade--

2. “Direitos e Garantias da Sociedade LGBTQI+: Orientação de tratamento e procedimentos em caso de violação de direitos” com o advogado e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, Nelson Freitas.

3. “Abordagem sociológica do tema” com a cientista política e gestora cultural, Giulia Medeiros.

4. “Abordagem econômica do tema” com o contador com MBA em gestão e planejamento, Elenilton dos Anjos Rocha.

5. “Captação e prestação de contas de projetos culturais com base nas leis de incentivos fiscais, Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014)” com o gestor cultural e advogado, Mario Olimpio Medeiros Filho.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

FERIADO MUNICIPAL
Missa na Igreja Matriz celebra Dia da Padroeira de Lucas do Rio Verde
maio 13, 2021
Geral
Rota do Oeste oferece sete vagas para contratação imediata em Lucas do Rio Verde
maio 12, 2021