Convênio entre Seduc e IFMT pode agilizar oferta do Profuncionário em Mato Grosso

A formação será oferecida para servidores técnicos e de apoio da Educação, com início ainda neste ano

Fonte: CenárioMT

convenio entre seduc e ifmt pode agilizar oferta do profuncionario em mato grosso 1146020

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) apresentou, nesta segunda-feira (20.06), a legalidade e encaminhamento do Programa Profuncionário 2022, que será responsável pela Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público, por meio do Ministério da Educação (MEC).

O curso tem como prioridade investir na formação dos funcionários de escolas públicas da Educação Básica, em efetivo exercício, em curso compatível com as atividades desempenhadas no dia a dia do profissional. A formação ocorrerá em nível inicial e por meio de cursos técnicos.

O relançamento do programa, que está em fase de alinhamento avançado, foi comemorado após a confirmação da parceria entre a Seduc e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Na reunião, foram listadas as possibilidades que a Seduc e o Instituto têm para dar continuidade ao programa.

A sua efetiva realização poderá contar com emendas parlamentares do Legislativo Federal, através do IFMT. Durante a reunião, outra proposta também foi apresentada e fomentada pela área de Gestão de Pessoas da Seduc, onde a sua execução seria feita por meio de ementa.

[Continua depois da Publicidade]

Para o diretor do IFMT, Cristovam Albano da Silva Junior, a instituição pode ofertar o curso com recurso próprio. ”Diante das premissas técnicas estabelecidas, estamos prontos para operacionalizar esse curso, não expendendo nenhum custo ao Estado, nem à Secretaria de Educação”, afirmou

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou da reunião e ressaltou o compromisso diante da importância que o curso representa, tanto para a Educação, quanto para os servidores envolvidos.

‘’Estamos trabalhando há um bom tempo para ofertar cursos de profissionalização para os servidores da Educação. Participamos das audiências com toda a transparência que o processo necessita. Existe uma conversa adiantada com o IFMT para realização do curso’’, afirmou.

A reunião contou, ainda, com a presença do senador Fábio Garcia, do deputado estadual Valdir Barranco, do diretor geral do IFMT em Cuiabá, Cristovam Albano da Silva Junior; além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.