Centro Integrado de Operações celebra 16 anos de atividades

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública coordena o envio de pessoal e viaturas para atendimento de ocorrências

0
- Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Nos primeiros seis meses de 2020, os canais de emergência do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registraram mais de 328 mil ligações em Cuiabá e Várzea Grande. Em operação desde o ano de 2004, o Ciosp, que integra a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), celebra nesta segunda-feira (10.08), 16 anos de atividades com prestação de serviço para a população e integração das forças de segurança.

Nos municípios, os atendimentos são realizados pelas unidades policiais. O coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa lembra que o Centro Integrado deixou de ser um ambiente físico e passou a integrar as unidades de segurança pública para garantir eficiência no atendimento à população.

“Ao longo desses 16 anos o Ciosp reuniu as principais forças públicas de segurança de forma integrada, compartilhando recursos humanos, informações, tecnologias e banco de dados, com o objetivo de prestar serviço de qualidade por meio do atendimento emergencial ao cidadão e despacho de ocorrências da região metropolitana”, enfatiza.

Além das ligações, a central coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e também o videomonitoramento.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca a importância da data de aniversário do Ciosp e a qualidade do serviço desempenhado em prol dos cidadãos.

“É uma honra parabenizar o Ciosp pelos 16 anos de existência. Neste momento a gente percebe a evolução clara do sistema. Estamos recebendo o sistema de rádio comunicação digitalizado, criptografado e que vai melhorar a qualidade dos serviços dos nossos policiais da ponta”.

O Centro Integrado é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), chamadas de emergência de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (118), disque denúncia da Polícia Judiciária Civil (197) e denúncias de violência contra a mulher (181), Guarda Municipal de Várzea Grande (153), Defesa Civil (199) e Polícia Rodoviária Federal (191).

Leia também: Resultado das loterias de hoje (30/09/2020)


Amazonia 03 de Junho