24.4 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Centro de Triagem Covid-19 continuará atendendo durante todo o mês de novembro

Centro de Triagem Covid-19 continuará atendendo durante todo o mês de novembro

Unidade atende diariamente uma média de 800 pessoas por dia com a realização de testes de diagnóstico do novo coronavírus
Por CenárioMT

Os atendimentos para realização dos testes de diagnóstico precoce do novo coronavírus continuarão sendo oferecidos durante todo mês de novembro no Centro de Triagem Covid-19 que funciona na Arena Pantanal.

Além disso, todos os demais serviços de saúde; consulta médica, exame de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento da doença, também permanecem sendo ofertados na unidade de testagem, conforme explicou a coordenadora da unidade, Patricia Dourado, nesta segunda-feira (19).

“Os atendimentos permanecem com normalidade, sempre de segunda a sexta-feira, a partir das 7h até às 19h da noite. Para isso continuamos disponibilizando 900 senhas diárias que devem ser retiradas pelos pacientes presencialmente ou pelo site”, explicou a coordenadora.

Além disso, a gestora esclareceu que as pessoas que buscarem por atendimentos devem ficar atentas aos dias de funcionamento, alterados. Agora a unidade só funciona durante a semana e não funciona mais aos sábados e domingos.

Os dados mais recentes mostram que do dia 22 de julho a 15 outubro, foram atendidas 51.902 pessoas. Do total, 8.844 testaram positivo para coronavírus, 27.923 tiveram o resultado negativo e 15.135 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 3.902 tomografias, exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados que auxiliam os médicos no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 23.979 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

O Centro de Triagem Covid-19 vem contribuindo para redução no número de internação dos pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede estadual de Saúde. O mais recente Boletim Epidemiológico (n°224), divulgando no final da tarde deste domingo (14), mostra que a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria ficou em 22%, com disponibilidade de 685 leitos de enfermarias.

Com relação aos registros de ocupação nas UTIs, os números mostram uma ocupação de 47,75% com a disponibilidade de 229 leitos vagos. Atualmente não há registros de espera de pessoas ou dificuldades para encontrar leitos para internação.

Saiba como retirar senha

Para ser atendido na unidade é necessário retirar uma senha. Por dia, ficam disponíveis um total de  900 senhas; sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

A unidade conta com equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Campanha da ALMT doa lenços e ajuda a resgatar a autoestima das mulheres que enfrentam tratamento de câncer

Na luta contra o câncer, um dos possíveis efeitos é a perda dos cabelos. Diante de uma batalha tão difícil, com tantas restrições e...

Projeto de Lei em Mato Grosso cria programa “Escola de Excelência”

O deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC) apresentou na terça-feira (1), o Projeto de Lei nº 992/2020 que cria o programa "Escola de Excelência". O objetivo é...

Três pessoas são detidas com drogas e apetrechos utilizados no tráfico

Três pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas nesta quinta-feira (03.12), em Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá). A ação desencadeada...

Abate precoce de bovinos aumenta 800% em 14 anos em Mato Grosso

O ano de 2020 vai chegando ao fim com a tendência confirmada de redução no abate de bovinos mais velhos, com mais de 36...
Publicidade
x