31.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 29 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Carreta MT Ciências é apresentada virtualmente na Semana Nacional de Ciência e...

Carreta MT Ciências é apresentada virtualmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Durante a SNCT, a Seciteci realiza a 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) com apresentação de projetos
Por CenárioMT

A carreta do MT Ciências marcou presença no segundo dia da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira, nesta quarta-feira (17.10). O evento realizado de forma totalmente virtual pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), contou ainda com talks e lives sobre o uso da inteligência artificial no agro e na economia. A programação segue até a sexta-feira (23), das 09h às 17h e pode ser acompanhado no site oficial do evento AQUI.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo e a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, apresentaram um talk para mostrar virtualmente o projeto MT Ciências, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seciteci, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso do cidadão mato-grossense a um circuito itinerante.

Na ocasião a superintendente ressaltou que a carreta é o maior projeto de popularização da ciência do país. “Existe somente outro estado que possui unidades móveis no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’ que é em Minas Gerais, mas a de Mato Grosso é a maior e mais bem equipada”, disse Lecticia.

A estrutura do projeto MT Ciências é composta por uma carreta com baú adaptado, dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Na parte externa existem, ainda, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital. Ao todo, são 32 instalações que tratam de temas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do Estado.

Marilene explicou que além dos recursos internos, existem vários atrativos na área externa do circuito e que desta vez foram mostrados de forma virtual ao público, mas que em breve as visitas voltarão a ser realizadas de forma presencial.

“Um dos atrativos é o planetário digital, que proporciona aos visitantes uma imersão por meio dos vídeos projetados em 360º que abordam assuntos de astronomia, além um gerador Van de Graaff, o tubo de kundt e um jogo de plasma, entre outros. Logo vamos retomar as visitas com agendamentos e todos os cuidados necessários, para que as pessoas possam conhecer tudo isso de perto”, disse.

Além de diversos experimentos, como os painéis oculares com figuras da fauna e flora, a carreta ainda tem a representação do rio Cristalino, os biomas mato-grossenses, a bicicleta geradora de energia (que transforma energia cinética em energia elétrica), o painel de pinos e o túnel de espelho infinito.

Durante a SNCT, a Seciteci realiza a 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) com apresentação de projetos. Ao todo foram selecionados 39 participantes que vão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico nas categorias Ciências; Engenharias e Economia Criativa. No encerramento do evento, nesta sexta-feira (23), serão divulgados os vencedores.

A programação da 17ª SNCT conta com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento das 9h às 17h, além de estandes virtuais. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial AQUI.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Sinop: juiz anula laudo de loucura que impedia homem que matou e arrancou o coração da tia de ir a júri popular

Justiça determinou que o homem que matou a tia, arrancou o coração dela e mandou para a prima (filha da vítima), seja avaliado por...

Motorista foge após atropelar e matar dois motociclistas no Norte de Mato Grosso

Dois motociclistas morreram na noite desse sábado (28) ao serem atropelados na MT-140, zona rural do município de Vera, a 460 km de Cuiabá. De...

Cão salva menina de 12 anos ao lutar com cobra e acaba internado: ‘Herói’

Um cachorrinho salvou uma adolescente de 12 anos do ataque de uma jararaca em Bertioga, no litoral de São Paulo, e acabou sendo picado...

Rony marcou duas vezes na vitória do Palmeiras sobre o Athletico

A Lei do ex aconteceu neste sábado (28) no Allianz Parque. Com direito a dois gols de Rony, o Palmeiras bateu o Athletico por...
Publicidade
x