31.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTBiblioteca Estadual Estevão de Mendonça retoma atendimento presencial a partir de segunda...

Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça retoma atendimento presencial a partir de segunda (05)

Confira as medidas de prevenção à covid para a reabertura do equipamento cultural da Secel
Por CenárioMT

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça será reaberta ao público a partir de segunda-feira (05.07). Com horário reduzido, das 12h às 18h, a retomada do atendimento presencial segue protocolos de segurança e regras específicas para prevenir contaminações pela covid-19.

O acesso à Biblioteca requer uso obrigatório de máscara de proteção e será limitado a cinco pessoas, de acordo com o tamanho do espaço pretendido. A orientação é que o usuário agende antecipadamente o horário pelo telefone 65 6313-9240 ou pelo email [email protected]


--Continua depois da publicidade--

Com salas para coleção de livros de diversas áreas do conhecimento humano, que inclui literatura, infantil, mato-grossense, braile, indígena e outras, a maior biblioteca pública de Mato Grosso reduziu mesas e cadeiras pela metade para garantir o distanciamento social em cada espaço. Também será disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos na entrada da Biblioteca e em todas as salas de estudos.

As visitas guiadas de escolas, grupos de pessoas, turistas e público em geral só serão feitas neste momento com agendamento prévio pelos meios de contato da biblioteca ou preenchendo o formulário diretamente no site www.bibliotecapublica.mt.gov.br. Para utilização do Salão Nobre, é necessário o protocolo de ofício na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O uso do laboratório de informática está impossibilitado temporiamente porque os computadores passam por processo de manutenção. Assim que solucionados os problemas, o laboratório volta a funcionar com atendimento adaptado ao período de pandemia.

Para empréstimos de livros, o procedimento continua o mesmo:  apresentação da carteirinha da Biblioteca, cada usuário pode emprestar até três títulos de livros por vez, com 10 dias corridos para devolução, podendo ser renovados. 


--Continua depois da publicidade--

A diferença agora é que os livros disponíveis nas estantes não poderão ser tocados pelo leitor. Com o atual protocolo de biossegurança, o título deverá ser informado ao atendente da sala, que dará a assistência seguindo as recomendações necessárias. Ainda é recomendado que os livros sejam solicitados e reservados antecipadamente por telefone ou e-mail.

Após a devolução, a equipe da Biblioteca Estadual colocará os livros em quarentena para posterior higienização e retorno ao acervo. O procedimento visa assegurar os cuidados necessários para os próximos empréstimos.

Confira o resumo das medidas de prevenção à covid na reabertura da Biblioteca Estevão de Mendonça:

  • Atendimento presencial das 12h às 18h;
  • Uso de máscara OBRIGATÓRIO durante todo período de permanência na biblioteca; 
  • Disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos em todos os espaços;
  • Redução de mobiliário e limitação de quantidade de pessoas por sala para manter o distanciamento social;
  • Agendamento de visitas e reservas de livros por telefone, e-mail ou site;
  • Procura e separação de livros feitas pela própria equipe da biblioteca para que os materiais das estantes não sejam tocados pelos usuários;
  • Quarentena e desinfecção de livros devolvidos antes de próximos empréstimos.

A Biblioteca e mais serviços

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), orientada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

Para obter a carteirinha da Biblioteca são solicitadas cópias dos documentos pessoais, duas fotos 3×4 e comprovante atual de residência. 

Pelo site www.bibliotecapublica.mt.gov.br também é possível consultar parte do acervo disponível. Atualmente, a Biblioteca Estadual conta com aproximadamente 35 mil volumes cadastrados no sistema Personal Home Library (PHL), que pode ser acessado no menu Serviços/Consulte o Acervo do site. 

Endereço: Palácio da Instrução – Rua Antônio Maria, 151, Centro – Cuiabá/MT 


--Continua depois da publicidade--

Contatos: telefone 65 6313-9240 e email [email protected]

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021