A terceira turma da Academia de Novos Líderes da Escola de Governo começou as atividades de 2022 com uma aula inaugural na última quinta-feira (5). Ao todo, 25 servidores públicos estaduais de carreira serão capacitados para atuarem como agentes de liderança e inovação no Executivo estadual.
O programa visa promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, e é realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo. As capacitações serão ministradas por um grupo voluntário de facilitadores, formado por servidores públicos especialistas em áreas diversas.
--Continua depois da publicidade--
“A Academia de Novos Líderes é uma ação extremamente gratificante. Trata-se de um programa direcionado para os desafios da gestão estadual e para a realidade do serviço público, por isso desempenha um papel muito importante e complementar na formação não apenas de bons profissionais, mas de líderes e excelentes cidadãos”, destacou a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.
Os servidores participarão de 14 módulos de desenvolvimento de competências durante o ano, totalizando 280 horas. Entre os conteúdos abordados estão: ética na administração pública, inovação, criatividade e design thinking, oratória e inteligência emocional, coaching executivo e liderança.
Durante os módulos, os conteúdos básicos e gerenciais estimularão os servidores a enxergar os desafios do Estado de outra forma e a criar soluções para a melhoria dos serviços prestados pelo governo. Concluída a fase de atividades em sala de aula, os participantes iniciarão um projeto de inovação para o seu local de trabalho, explica a líder de processos e programas especiais, responsável pela coordenação do programa na Escola de Governo, Luciana Cavalcanti.
“Nesta edição, a equipe da Escola de Governo busca aprimorar a proposta do programa ao otimizar a elaboração dos projetos de inovação, através do Laboratório de Aprendizagem e Inovação (LABEG), e também ao implantar atividades de avaliação da aprendizagem e dos resultados alcançados. Essas ações visam gerar indicadores de monitoramento da qualidade e de desenvolvimento dos participantes. Informações fundamentais para o planejamento de novas ações da Escola de Governo”, ressaltou.
--Continua depois da publicidade--
Conforme Cavalcanti, outro programa da Escola de Governo, de Liderança e Coaching, também será reformatado com objetivo de atender aos servidores que já ocupam cargos de liderança.
Iniciada em 2018, a Academia de Novos Líderes já é referência para outras entidades e também foi implantada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Participam desta terceira turma servidores das Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Segurança Pública (Sesp), Agricultura Familiar (Seaf), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), bem como do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Fundação Nova Chance (Funac), Mato Grosso Previdência (MTPrev) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Foto: Nayara Takahara/Seplag