23.8 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOFávaro requer sessão de debates sobre execução do Pronampe

Fávaro requer sessão de debates sobre execução do Pronampe

Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) apresentou requerimento para a realização de uma Sessão de Debates Temáticos com objetivo de discutir o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Em vigor desde maio, a Lei 13.999/2020 institui o Pronampe, com uma linha de crédito de até 30% da receita bruta anual calculada com base no exercício de 2019. No entanto, desde sua sanção, micro e pequeno empresários retratam dificuldades no acesso ao financiamento para manter suas atividades.


--Continua depois da publicidade--

Estamos trabalhando muito no Senado, primeiro, para salvar vidas, mas também para buscar medidas de equilíbrio para não padecer a economia e os empregos dos brasileiros. Mais que aprovar leis, é necessário que elas se efetivem, cheguem na ponta”, afirma Fávaro.

Somente as micro e pequenas empresas respondem por mais da metade dos postos de trabalho formais no Brasil, sendo responsáveis por 54% dos empregos.

O requerimento conta com assinaturas dos líderes do Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil, Esperidião Amin (PP-SC); do Bloco Parlamentar Vanguarda, Wellington Fagundes (PL-MT); do Bloco Parlamentar PSDB/PSL, Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e dos senadores Eduardo Gomes (MDB-TO), Lasier Martins (PODEMOS-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Telmário Mota (PROS-RR).

A proposta é que o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, seja o convidado para explicar como vem se dando a execução do Pronampe a fim de que sejam dados os encaminhamentos necessários, até mesmo no Congresso Nacional, se for o caso, para que o programa cumpra sua finalidade de desenvolver e fortalecer os pequenos negócios, especialmente os mais afetados pela crise provocada pela pandemia.


--Continua depois da publicidade--

O requerimento será submetido à avaliação do plenário para a definição de uma data oportuna para a realização da Sessão de Debates Temáticos.

Mato Grosso – Conforme levantamento feito pela Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem-MT), 44% dos micro e pequeno empresário buscaram por esse tipo de financiamento e 64% deles não conseguiram acessar o crédito.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021
CLASSIFICADO
Grupo Santos volta a vencer Sorriso e garante vaga na próxima fase da Copa do Brasil
maio 16, 2021