Em Lucas: Pré-candidatos a prefeito ainda não enviaram pedido de registro de candidatura a Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país.

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

JOÃO CARTÓRIO

A Justiça Eleitoral ainda não recebeu pedido de registro de candidatura dos quatro pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Lucas do Rio Verde-MT.

De acordo com nova resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos e coligações devem fazer o pedido de registro até as 08h00 deste sábado, 26 de setembro, pela internet, no sistema Candex (que é o sistema pelo qual são enviados à Justiça Eleitoral a ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas). Anteriormente o prazo encerrava as 23h59 minutos desta sexta-feira (25).

Caso algum partido não consiga realizar o pedido pela internet até às 08 horas desse sábado, os mesmos poderão fazer o pedido de forma presencial no Cartório Eleitoral (21ª Zona Eleitoral) a partir das 08h30, mediante agendamento pelo telefone (65) 3549 2873 ou 3549-6125.

No sistema DivulgaCand, somente aparecem nomes de 10 (dez) pré-candidatos a vereador em Lucas do Rio Verde-MT. O DivulgaCand, oferece informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

[Continua depois da Publicidade]

Em Lucas do Rio Verde, como informado pelo CenárioMT, após as convenções partidária, quatro pré-candidatos se propuseram a disputa pela prefeitura municipal: Claudio Senna (Podemos); Jiloir Pelicioli (PRÓS); Miguel Vaz (CIDADANIA) e Luiz Binotti (PSD). (RELEIA)

A Justiça Eleitoral terá 30 dias para concluir o processo de deferimento ou indeferimento a candidatura, ou seja, período em que o Juiz Eleitoral analisará se o candidato está apto a disputar as eleições ou não.

Em relação ao número de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 15 de novembro, o Cartório Eleitora informou que: Lucas do Rio Verde possui 46.130 eleitores (15 locais de votação); Tapurah 8.970 eleitores (4 locais de votação) e Itanhangá 4.988 eleitores (4 locais de votação).

Em Tapurah somente um pré-candidato a prefeito enviou o pedido de registro, juntamente com seu vice. No DivulgaCand aparecem ainda nomes de sete candidatos a vereador.

Em Itanhangá, município que também faz parte da 21ª Eleitoral, a única chapa que concorrerá às eleições já enviou o pedido de registro.

A Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país. O número se refere aos candidatos indicados em ata pelos partidos, dos quais 280 mil já concluíram todas as etapas iniciais do registro e constam do DivulgaCandContas (sistema que controla os registros).

O prazo para concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2020 termina neste sábado, dia 26 de setembro.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.