18.1 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 01 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAUm passeio pela história do Brasil nos 25 anos da Agência Senado

Um passeio pela história do Brasil nos 25 anos da Agência Senado

Texto por

Desde janeiro, a Agência Senado está oferecendo aos leitores uma página na qual é possível consultar as principais notícias publicadas ao longo dos 25 anos de cobertura das atividades legislativas. Todos os dias, o internauta encontra no portal Senado Notícias, no menu superior, o item Viaje na Nossa História, com  reportagens selecionadas sobre as principais decisões e debates que marcaram o Parlamento brasileiro nessas mais de duas décadas. 

Basta ir ao calendário e clicar no dia e mês desejado para se ter acesso ao que foi notícia naquele dia em anos diferentes. Estão lá, por exemplo, a proposta de emenda à Constituição que deu às domésticas direitos básicos como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e férias; a proposta de emenda que permitiu a reeleição de presidente, governadores e prefeitos; a Lei de Responsabilidade Fiscal; os Estatutos do Desarmamento, do Idoso e da Igualdade Racial; a Lei Maria da Penha; o Marco Civil da Internet e muitos outros temas.


--Continua depois da publicidade--

 A seleção também ajuda a ver a democracia brasileira funcionando a pleno vapor, com todos os lados e grupos políticos tendo direito a voz, voto e espaço. A página especial contribui para que percebamos como é importante manter esse sistema de pé e saudável, se quisermos um país mais justo e com menos desigualdades — afirma o coordenador-geral da Agência Senado, Silvio Burle. 

Curiosidades 

A página também traz alguns fatos curiosos dessa história, como o do dia 17 de maio de 2000, quando um grupo de senadores e deputados enterrou em frente ao Congresso Nacional um projeto de lei que estava em discussão na época e plantou sobre ele uma muda de ipê. A proposta alterava o Código Florestal e tinha a oposição do grupo.

Oito anos depois, em 30 de janeiro, uma matéria da Agência Senado mostrava a ansiedade de parlamentares brasileiros que tinham viajado à Antártida, a convite da Marinha, e que se viram obrigados a atrasar o retorno ao país em função das más condições do tempo.

— Os leitores realmente embarcam em uma viagem pela história do Senado, em que as reportagens da Agência são as estações que eles vão percorrendo ao longo do caminho — compara o coordenador-geral. 


--Continua depois da publicidade--

Parceria 

O trabalho é feito em parceria com a Coordenação de Tecnologia da Informação da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom). A direção da Agência tinha o propósito de  adaptar para o ambiente digital um produto jornalístico que é muito presente nos jornais e revistas impressos: uma seção que recupera matérias publicadas nos anos anteriores. 

—  O pessoal da TI comprou a ideia, se envolveu totalmente com o projeto, fez um layout bem limpo e bonito e desenvolveu um sistema publicador em que a seleção das matérias carrega a página especial automaticamente. Sem esse sistema, seria muito difícil conseguir fazer a seleção das matérias e montar essa linha do tempo, uma por uma, a cada dia. Foi realmente um projeto de equipe, que permitiu que a gente valorizasse o trabalho monumental de cobertura jornalística feito pela Agência nesses 25 anos — explica Silvio Burle. 

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Convênio firmado garante mais de R$ 2,5 mi para a agricultura familiar
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Sementes doadas para reflorestamento são plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeito Miguel Vaz assina convênio com Estado para investimento de mais R$ 8 milhões em iluminação pública
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque em encontro sobre eficiência na gestão pública
junho 30, 2022