22.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 06 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIATecnologia 5G será debatida nesta quinta na Comissão de Ciência e Tecnologia

Tecnologia 5G será debatida nesta quinta na Comissão de Ciência e Tecnologia

Por

O processo de implementação das redes móveis 5G será o tema da audiência pública interativa da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, nesta quinta-feira (28), a partir das 10h.

Segundo o autor do requerimento da audiência, senador Jean Paul Prates (PT-RN), o objetivo é “esclarecer com especialistas e representantes do governo a situação atual do processo de licitação de radiofrequências já iniciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as expectativas para
implementação dessa tecnologia no país, além de aprofundar questões relativas à segurança cibernética das redes que serão implementadas”.


--Continua depois da publicidade--

Calcula-se que ainda haja mais de 3 milhões de brasileiros sem sinal de internet móvel. As tecnologias dominantes atualmente no país são o 3G (que alcança 99,9% da população) e o 4G (disponível em municípios que representam 97% da população).

A tecnologia 5G possui banda larga móvel com maior capacidade, melhor “eficiência espectral” (aproveitamento do espaço de radiofrequência) e maior capacidade de usuários na área de cobertura da antena, podendo comunicar-se com mais dispositivos e mais rapidamente.

Veja esta reportagem especial da Agência Senado sobre o tema.

Foram convidados para a reunião e participarão por videoconferência:


--Continua depois da publicidade--
  • Francisco Soares, vice-diretor do Grupo Setorial de Telecomunicações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee);
  • Cristiane Sanches, conselheira da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint);
  • Flávia Lefevre, integrante do Coletivo Intervozes e da Coalizão Direitos na Rede;
  • Diogo Moyses, coordenador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Também foram convidados representantes da Associação NEO, da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Redes sociais

107,347FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,099SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ACADEMIA BRASILEIRA ROTÁRIA DE LETRAS/MT
Integrante do Rotary Club de Lucas assume cadeira na ABROL/MT
dezembro 06, 2021
PODER LEGISLATIVO
Polêmico, projeto que reajusta salários de prefeito, vice e secretários é aprovado em Lucas do Rio Verde
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Praça dos Migrantes recebe público na abertura do Natal da Esperança
dezembro 06, 2021
Lucas do Rio Verde
Prova noturna marca a última etapa do Circuito 4 Estações de Corrida de Rua
dezembro 06, 2021