31.8 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 30 junho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIATaxista e motorista de aplicativo podem ter seguro-desemprego por carro avariado

Taxista e motorista de aplicativo podem ter seguro-desemprego por carro avariado

Texto por

O Senado vai analisar um projeto que institui seguro-desemprego para motoristas de aplicativos e taxistas. Pela proposta  (PL 1.322/2022), os profissionais terão direito ao seguro-desemprego em casos de inatividade involuntária superior a 30 dias, devido a avarias graves em seus veículos que impeçam o uso legal.

De autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), o texto condiciona o recebimento do seguro-desemprego à inscrição do profissional no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também exige que ele esteja adimplente com a Previdência e contribua há mais de um ano. Nesses casos, os motoristas de aplicativos e taxistas terão direito a receber até três parcelas do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo cada. Mas fica vedado a eles o recebimento do benefício, em circunstâncias similares, nos 12 meses seguintes à percepção da última parcela.


--Continua depois da publicidade--

Jader alega que é justo que motoristas de aplicativos e taxistas também recebam o seguro-desemprego devido a problemas na cadeia logística de peças de automóveis desde que começou a pandemia.

“Tem havido falta de componentes e atraso elevado na entrega de peças para veículos. Não é raro que, ao deixar o veículo avariado em uma prestadora de serviço automotivo, seja por batida ou problema técnico, o prazo de entrega previsto seja superior a 30 dias. Esse tipo de atraso traz sérios problemas financeiros para motoristas de aplicativos e taxistas, que ficam impedidos de trabalhar”, alerta.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AVANÇO
Fundação Rio Verde: Investimento em maquinário eleva qualidade dos resultados de pesquisa científica
junho 30, 2022
Investigação
Vigilantes são detidos por furtar computadores de multinacional em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Comandante geral da PMMT diz ver Lucas com grande potencial na área de segurança
junho 30, 2022
PRISÃO
Foragido da Justiça é preso em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022