26 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 21 outubro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIASenadores voltam a cobrar sabatina de André Mendonça ao STF

Senadores voltam a cobrar sabatina de André Mendonça ao STF

Senador Esperidião Amin (PP-SC) pediu que o presidente do Senado interfira e marque a sabatina de André Mendonça na CCJ
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) cobrou, nesta quarta-feira (13), a resposta a uma questão de ordem de sua autoria que pede a marcação da sabatina de André Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O nome de André Mendonça, ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda no mês de julho. A comunicação chegou à Comissão em agosto. No entanto, o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre, ainda não agendou a reunião de sabatina.

Amin sinalizou que o Senado poderia adotar uma medida “heterodoxa”, que seria trazer a indicação diretamente para o Plenário. Ele disse, no entanto, torcer para que a questão se resolva na CCJ, com o agendamento da audiência do indicado. Para o senador, esse atraso contraria princípios republicanos e constrange todo o país.


--Continua depois da publicidade--

— Acho que é um abuso de poder exercer a presidência de uma Comissão e simplesmente transgredir o regimento – argumentou Amin.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que vai procurar responder de forma “rápida e oportuna” a questão de ordem apresentada por Amin. Pacheco elogiou a fundamentação da questão e disse que Amin é um “dos grandes quadros da política nacional”. Ele ainda reafirmou seu compromisso com os princípios constitucionais e republicanos e com a autonomia do Senado.

— Terei toda a atenção que esta questão merece. Esta presidência está buscando, da melhor forma possível, a solução desse impasse – declarou o presidente.

 Apoio

 O pedido pela urgência da sabatina de André Mendonça contou com o apoio de outros senadores. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que o atraso da sabatina provoca um sentimento de “constrangimento”. Na visão de Alessandro, o atraso é uma manobra personalista por parte de Davi Alcolumbre. Ele ainda disse que não há justificativa “republicana razoável” para o não agendamento da sabatina. Lasier Martins (Podemos-RS) também reforçou o pedido a favor da sabatina e classificou o adiamento como “injustificado e inusitado”. 


--Continua depois da publicidade--

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) também manifestou apoio à questão de ordem de Amin. Para Álvaro Dias, esse “impasse é descabido e afronta o Senado, a sociedade, o indicado e o presidente da República”. Ele também disse apoiar a sabatina no Plenário, se a questão não se resolver na CCJ. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que o incômodo atinge todos os senadores. Segundo Girão, a pressão existe de todos os lados para que o Senado faça seu papel.

— A imagem da nossa casa está caindo a cada dia. E esse é um dos motivos. Precisamos deliberar de forma urgente a indicação de André Mendonça – afirmou Girão.

Redes sociais

107,356FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,067SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Cemitério recebe melhorias para feriado de Finados
outubro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Vacinação Covid-19 para adolescentes de 15 a 17 anos será neste sábado (23)
outubro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Forças de segurança lançam operação com foco na Lei Seca em Lucas do Rio Verde
outubro 21, 2021
Lucas do Rio Verde
Prefeitura e Estado articulam construção de nova escola para Lucas do Rio Verde
outubro 21, 2021