23.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 28 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Senadores se mobilizam pelo Amapá, que enfrenta apagão há três dias

Senadores se mobilizam pelo Amapá, que enfrenta apagão há três dias

Parte da energia poderá ser restabelecida ainda nesta sexta-feira
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é amapaense de Macapá, diversos senadores estão se mobilizando em busca de ajuda para o estado do Amapá, que enfrenta um apagão há mais de três dias.

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) afirmou à Agência Senado que está procurando soluções para o grave problema junto aos governos federal e estadual.

— Esperamos ainda nesta sexta-feira [6] restabelecer a energia para pelo menos 70% da população. Às 17h será feito o teste no transformador que está sendo recuperado e estamos  esperançosos que consigamos amenizar o sofrimento da população. A situação é grave e buscaremos a punição dos responsáveis pelas omissões, mas o momento pede a união de todas as forças — afirmou Lucas Barreto.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que vai protocolar uma ação popular na Justiça Federal do Amapá para que os governos municipais, estadual e federal garantam o abastecimento de água da população com carros-pipas e o fornecimento de cestas básicas e medicamentos. 

Randolfe também disse que vai pedir instauração de inquérito pela Polícia Federal para investigar as responsabilidades da empresa Isolux, do Operador Nacional do Sistema e possível omissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Apurada as responsabilidades, que os responsáveis sejam condenados a ressarcir os danos materiais e morais de cada amapaense que foi atingido pelo caos”, afirmou Randolfe pelo Twitter.

Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Alvaro Dias (Podemos-PR), Fabiano Contarato (Rede-ES), Paulo Rocha (PT-PA), Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE) também comentaram a situação em suas redes sociais.

Alvaro disse que a Prefeitura de Macapá decretou estado de calamidade pública por 30 dias, já que a grande maioria dos 16 municípios do estado está sem eletricidade desde a noite da terça-feira (3), quando um  incêndio atingiu uma subestação de distribuição de energia e danificou transformadores.

“O pior, para a população do estado, é que o fornecimento de 100% da energia só será retomado em 15 dias, quando um segundo transformador chegará ao Amapá”, afirmou Alvaro.

Contarato e Paulo Rocha pediram ação do poder público para ajudar a população amapaense.

Minha solidariedade ao povo do Amapá, que sofre com precariedade dos serviços públicos e já segue no quarto dia sem energia e sem água em grande parte do estado. O poder público precisa reagir e defender a população”, afirmou Contarato.

“O desgoverno é tão alienado que é capaz de ignorar que o Amapá está sem luz e água e passa seu tempo concentrado em bajular um candidato à Presidência de outro país”, analisou Paulo Rocha.

Braga ofereceu apoio à população e aos senadores do Amapá.

Toda nossa solidariedade ao povo amapaense que tem enfrentado uma série de dificuldades em virtude de um apagão. Rogamos a Deus que todas as autoridades envolvidas restabeleçam o fornecimento de energia do estado. Contem conosco”, publicou Braga.

Humberto e Rogério, que é líder do PT no Senado, cobraram ajuda do governo federal.

O Amapá está passando por uma situação caótica. O estado está sob um apagão há mais de três dias: sem energia elétrica, sem água, sem internet, sem combustível, sem poder comprar alimentos. No meio disso tudo, hospitais em pane, serviços públicos parados, uma tragédia. Bolsonaro segue alheio a tudo. Esqueceu o Brasil, escreveu Humberto.

“Os mais novos não vão lembrar, mas o Brasil já viveu na década de 90 um apagão durante o Governo FHC. Infelizmente o país volta a ser assombrado por esse fantasma. O Amapá vive dias de terror com apagão de energia e falta de água. Enquanto isso, o governo ignora a situação”, publicou Rogério. 



- Publicidade -

Últimas

Domingo de eleições será nublado e com temperatura próxima dos 40º C em Cuiabá

Neste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais, Cuiabá tem apenas 5% de chances de chuva, de acordo com o Centro de Previsão...

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recebe agradecimento de casal vítima de roubo

A equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) recebeu o carinho especial de duas vítimas de roubo...

Homem que matou mulher e estuprou a filha dela de 11 anos é preso em Mato Grosso

O homem acusado de duplo estupro seguido de morte ocorrido na madrugada de segunda-feira (23.11) em Barra do Garças (509 km a leste de...

‘Surto de covid-19’ faz federação adiar partida entre Cuiabá e Luverdense

Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu adiar a partida entre Cuiabá e Luverdense, pelas quartas de final do Campeonato Estadual, marcada para acontecer entre...
Publicidade
x