25.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Senadores destacam os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Senadores destacam os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

A lei é considerada um importante marco legal dos direitos humanos de crianças e adolescentes
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069, de 1990) completa 30 anos nesta segunda-feira (13). A lei é considerada um importante marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. No Twitter, a data foi comemorada por vários senadores.

O senador Fernando Collor (Pros-AL) lembrou que era o presidente da República na época da promulgação da lei. Ele destacou que nos dias 29 e 30 de setembro de 1990 participou, com outros 30 presidentes e chefes de Estado, da Cúpula Mundial das Nações Unidas para a Infância, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, já com a lei sancionada. Collor admite que “a solução para o problema [dos direitos humanos de crianças e adolescentes] não é simples, não é barata, não é rápida e não é mágica, mas está aí, aos olhos da sociedade”. Para o senador, a “solução é mais, e não menos, proteção integral à infância e à adolescência; é mais escola, e não mais prisão”. Collor acrescentou que a solução, portanto, é fazer valer o ECA.

Na visão do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), “se não amarmos e educarmos nossas crianças e adolescentes, efetivando os seus direitos e garantias fundamentais, vamos sempre ter de enfrentar as injustiças sociais em vez de acabar com elas”. Segundo o senador, “uma sociedade melhor depende de todos nós”. “Por isso, eu apoio o Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje completa 30 anos”, disse Contarato.

Já a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) declarou que a proteção de crianças e adolescentes é dever de todos. Ela lembrou que ajudou na construção e na aprovação do texto do ECA. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) também lembrou a data. Ele disse que proteger as crianças é essencial, pois “um dia elas serão os homens e as mulheres que formarão o futuro do país”.

Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), cuidado e proteção são o norte do estatuto. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ponderou que, “apesar de ser um marco na luta pela proteção da infância e da adolescência, ainda precisamos avançar muito para reduzir as desigualdades para que o estatuto alcance toda a parcela que representa”. “É uma comemoração incompleta, infelizmente”, lamentou o senador.

O senador Flávio Arns (Rede-PR) afirmou que o Brasil tem que comemorar os 30 anos da lei. Para o senador, se “prestarmos atenção nas políticas públicas direcionadas para crianças e adolescentes, poderemos ter um país diferente”. Ele disse que é preciso avançar mais e defendeu prioridades orçamentárias para minorias, mas apontou que há motivos para celebrar.

— É fundamental termos a lei. Mas o essencial, neste momento, é transformar essa lei em realidade — declarou Arns.

Estatutos

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o ECA foi construído a várias mãos, com o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do país. Ele destacou o trabalho dos ex-parlamentares Ronan Tito, como autor, e Rita Camata, como relatora do projeto que deu origem à lei.

De acordo com Paim, a conscientização sobre o ECA permitiu o surgimento de outros estatutos, como o do Idoso (Lei 10.741, de 2003), o da Igualdade Racial (Lei 12.288, de 2010) e o da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015). Ele disse que teve participação ativa na construção dessas leis e ressaltou os avanços sociais promovidos pelo ECA. O senador informou que, ao longo dessas três décadas, o percentual de crianças fora da escola caiu de 20% para 4,2%.

— A mudança na legislação produziu transformações. Houve um grande trabalho de divulgação. Mas ainda existe uma parcela da sociedade que resiste a atender esse conceito tão importante. Vida longa ao ECA! — afirmou Paim.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Homem exibe órgão genital em lanchonete em cidade de Mato Grosso

Um homem foi preso na noite deste sábado (24) acusado de exibir seu órgão genital em uma lanchonete no município de Rondonópolis (a 217...

Hospital Regional de Colíder fica alagado com forte chuva em Mato Grosso

A forte chuva da tarde deste sábado (24) causou transtornos à população do município de Colíder (a km de Cuiabá). No Hospital Regional corredores...

Temporal derruba árvores em cima de carros em Cuiabá

A ventania da forte chuva que atingiu Cuiabá e Várzea Grande na tarde deste sábado (24) causou vários estragos em bairros das duas cidades....

Presidente da Samsung morre aos 78 anos na Coreia do Sul

O presidente da Samsung, Lee Kun-hee, morreu aos 78 anos neste domingo. Não se sabe a causa da morte. Segundo informações, Lee, que já estava hospitalizado...