20.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIASenadores deixam outras comissões de inquérito para atuar na CPI da Pandemia

Senadores deixam outras comissões de inquérito para atuar na CPI da Pandemia

Otto Alencar (Mesa) dirige interinamente a CPI para a escolha do presidente do colegiado
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Senadores que integravam outras comissões parlamentares de inquérito no Senado e no Congresso Nacional anunciaram nesta terça-feira (27) que vão deixar os colegiados para atuar exclusivamente na CPI da Pandemia. A decisão foi tomada depois de uma questão de ordem apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O parlamentar piauiense recorreu a um artigo do Regimento Interno do Senado que proíbe a participação de um mesmo senador como titular de mais de uma comissão parlamentar de inquérito. O presidente em exercício da CPI da Pandemia, senador Otto Alencar (PSD-BA), negou o pedido. Para ele, a questão deveria ter sido apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que designou os integrantes do colegiado no dia 15 de abril.


--Continua depois da publicidade--

— Tendo em vista que as questões de ordem devem ser formuladas na ocasião em que se discute a matéria, compreendo que se trata de questão de ordem formulada intempestivamente, bem como para autoridade que não decide a respeito desse assunto — afirmou.

Entre os membros titulares, pediram desligamento de outras comissões de inquérito os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Jorginho Mello (PL-SC), Otto Alencar e Renan Calheiros (MDB-AL). Eles integravam a CPI da Chapecoense, no Senado, e a CPI Mista das Fake News (no Congresso Nacional). Dois senadores que também integram outras comissões de inquérito não anunciaram desligamento. São eles, Ciro Nogueira e Eduardo Girão (Podemos-CE).


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021
CLASSIFICADO
Grupo Santos volta a vencer Sorriso e garante vaga na próxima fase da Copa do Brasil
maio 16, 2021