24.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIASenado promove sessão em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Joinville (SC)

Senado promove sessão em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Joinville (SC)

Texto por

O Senado promove na segunda-feira (4), às 16h, sessão solene para comemorar os 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SC). A celebração, em caráter semipresencial, foi sugerida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Em seu requerimento (REQ 2.197/2021), Amin destaca que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é uma das instituições mais veneráveis de Santa Catarina, tendo sido criada em 13 de julho de 1892, quando a população urbana não alcançava 5 mil pessoas, por iniciativa de seus próprios moradores. Segundo o senador, eles tiveram como inspiração as tradicionais corporações de bombeiros voluntários da Alemanha e de outras nações da Europa.


--Continua depois da publicidade--

“Decorridos quase 130 anos, os Bombeiros Voluntários de Joinville usufruem há décadas de notável prestígio, não apenas pela competência técnica e científica de sua corporação, hoje constituída por um quartel central e dez unidades regionais espalhadas pelo município, mas pelo alto significado como instrumento de coesão e orgulho de toda a cidade de Joinville e exemplo para o Estado”, destaca.

Ainda de acordo com o senador, os quadros da corporação são preenchidos por avôs, pais e filhos que se revezam nessa atividade “dedicando décadas de trabalho voluntário da mais alta qualidade técnica e operacional” ao socorro e à proteção de uma população hoje estimada em mais de 600 mil habitantes. 

Segundo Amin, a corporação possui “plataforma elevatória de maior envergadura” existente no Sul do Brasil, capaz de atender sinistros a 80 metros de altura. Ela mobiliza hoje cerca de 1,7 mil homens, que operam em plantões permanentes em suas dez unidades, não tendo demora superior a sete minutos entre a chamada e a chegada ao local de sinistro, em qualquer ponto do município.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022