22.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 29 novembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIASenado pode votar nesta quinta projeto que cria Dia Nacional da Criança...

Senado pode votar nesta quinta projeto que cria Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Por

O projeto de lei que institui o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada é um dos quatro itens da pauta de votações do Senado para esta quinta-feira (28). De autoria do deputado federal Zacharias Calil (DEM-GO), o PL 5.114/2019 dedica o dia 18 de fevereiro à criança traqueostomizada, estabelecendo que nessa data devem ser desenvolvidas “atividades intersetoriais para a promoção de ações de conscientização e de esclarecimento sobre cuidados necessários às crianças traqueostomizadas”. O projeto será votado no Senado na forma do relatório apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Medicamentos

Outro item na pauta é o PL 1.932/2021, projeto de lei de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT). O relator dessa matéria é o senador Marcos Rogério (DEM-RO). O texto prevê o controle do abastecimento de medicamentos e produtos de interesse da saúde, que seria feito por meio de um sistema integrado de acompanhamento, em tempo real, do consumo e do estoque desses itens. A administração desse sistema seria feita pelo gestor federal do Sistema Único de Saúde (SUS). Para implementar essa medida, a proposta acrescenta um parágrafo ao artigo 19-M da Lei 8.080, de 1990, que rege as ações e os serviços de saúde. Jayme Campos diz que seu projeto visa “melhorar a transparência, a eficiência e o controle dos estoques e das demandas de medicamentos, para prevenir a falta desses produtos nos serviços de saúde”.


--Continua depois da publicidade--

Xadrez

Também pode ser votado nesta quinta-feira o projeto de lei que torna obrigatório o ensino do xadrez em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio (PL 2.993/2021). A autora da proposta é a senadora Nilda Gondim (MDB-PB). Ao defender a medida, ela argumenta que “a prática sistemática do xadrez na escola pode aumentar a atratividade pelo ambiente de aprendizagem em geral”. A senadora também diz que esse jogo “tende a facilitar o aprendizado de áreas que exigem maior abstração, raciocínio lógico e elaboração do pensamento”. O relatório dessa matéria está sob a responsabilidade da senadora Leila Barros (Cidadania-DF).

Despachante documentalista

O PL 2.022/2019, projeto de lei que regulamenta a profissão de despachante documentalista, também está na pauta desta quinta. O texto do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), que já foi aprovado na Câmara, passou na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) em 10 de agosto, com relatoria do senador Otto Alencar (PSD-BA). A proposta prevê que, para exercer essa profissão, será obrigatório possuir registro no Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas ou nos conselhos regionais dessa categoria.

Redes sociais

107,362FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,091SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Após dois anos sem se apresentar ao público, Orquestra Sinfônica Jovem interpreta clássicos do cinema
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Curso de conserva de frutas leva às participantes mais uma alternativa de fonte de renda
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas
novembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira como será o esquema de vacinação das três doses na próxima semana
novembro 27, 2021