32.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 23 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIASenado homenageia bombeiros em sessão especial na sexta-feira

Senado homenageia bombeiros em sessão especial na sexta-feira

Bombeiros do DF medem temperatura de passageiros de ônibus em ação de prevenção à covid-19
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O Dia do Bombeiro Militar, celebrado em 2 de julho, será comemorado em sessão especial do Senado marcada para esta sexta-feira (16), às 15h. De autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a homenagem será realizada em caráter remoto, devido à pandemia de coronavírus, e terá transmissão ao vivo pelos veículos de comunicação da Casa. 

Izalci observa que a data para honrar a corporação militar de defesa civil foi decretada oficialmente no Brasil no ano de 1954. Conforme o senador, os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o Imperador D. Pedro II assinou decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. 


--Continua depois da publicidade--

Antes da corporação, lembra Izalci, as pessoas apagavam incêndios com a ajuda de vizinhos e amigos, além de precisar contar com a sorte de encontrar água em abundância na localidade. De acordo com o parlamentar, as latas iam passando de mão em mão até chegarem ao local das chamas. 

Hoje os bombeiros militares ingressam na carreira por meio de concurso público e a categoria conta com quadros cada vez mais qualificados, diz o senador. “Esses profissionais são muito bem treinados e, além de apagarem fogo, fazem resgates em qualquer situação de risco, atuando em casos como catástrofes naturais, desabamentos, desmoronamentos. Atuam também no socorro e na captura de animais domésticos e silvestres, em áreas urbanas e no campo. Fazem ainda a fiscalização em empresas, prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas, de modo a garantir que as normas de segurança contra incêndios e de mobilidade em caso de emergência sejam cumpridas”, afirma, ressaltando que o telefone 193, para acionar os bombeiros, atende todas as localidades do país. 

Segundo Izalci, os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientação a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes automobilísticos, cuidados em lagos, represas, piscinas e praias. Também orientam na prevenção de acidentes com fogo e materiais inflamáveis ou tóxicos, salientando a importância da prevenção e do conhecimento sobre o que fazer em momentos críticos. 

“A motivação para ser bombeiro advém do espírito de aventura e do altruísmo, pois esses profissionais cotidianamente arriscam as próprias vidas para salvar as dos outros. Apesar de exercer função nobre, os bombeiros de todo o país lutam por melhores condições de trabalho e pela instituição de um piso nacional para a categoria. Esses soldados de fogo realizam trabalho relevante para a sociedade e são motivo de orgulho para o povo brasileiro, razão pela qual julgamos importante esta homenagem”, argumenta o senador.


--Continua depois da publicidade--
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde
julho 23, 2021
PARCERIA ENTRE CLUBES
Atleta da base do LEC ganha oportunidade em parceria com o Grêmio/RS
julho 23, 2021