21.4 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 02 março, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Psol anuncia que apresentará mandado contra volta das comissões

Psol anuncia que apresentará mandado contra volta das comissões

Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag camara

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) anunciou que seu partido vai entrar com mandado de segurança contra a volta do trabalho presencial das comissões da Câmara. Ele lamentou a aglomeração de deputados no Plenário, que segundo ele fez com que muitos fossem contaminados pela Covid-19. “É claro que queremos a volta das comissões, mas com segurança e protocolos. Não podemos criar duas categorias de parlamentares: os que podem participar presencialmente e os que não podem. Isso se chama isonomia.”

Ivan Valente também quer que as comissões tratem apenas do combate à Covid-19, e não de outras pautas. “Se vacinarmos o grupo de risco, poderemos ter deliberação que saia do sistema remoto.”


--Continua depois da publicidade--

Conselho de Ética
Os deputados Erika Kokay (PT-DF) e Gustavo Fruet (PDT-PR) defenderam que a volta do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar esteja explicitada no Projeto de Resolução 6/21, da Mesa Diretora, que institui medidas para volta das comissões durante a pandemia. O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que é relator da proposta, avisou que a emenda do PDT será acatada.

Erika Kokay defendeu ainda a votação de destaques para “tornar a resolução mais democrática” e sugeriu que os trabalhadores da Câmara sejam ouvidos sobre o retorno das comissões em sistema híbrido.

A deputada teme que os presidentes de comissões tenham poder excessivo para determinar o andamento dos trabalhos. “Deveria ser discutido como vão ser deliberadas as normas de procedimento das votações.”

A favor da volta
Já o deputado Neucimar Fraga (PSD-ES) defendeu a volta das comissões. “Não podemos parar. A nação está trabalhando, pedreiros, professores. Temos que dar o exemplo. Temos de discutir os problemas da educação, do meio ambiente, da economia, das famílias, da seguridade. É importante que a Casa participe, respeitando os protocolos de segurança.”


--Continua depois da publicidade--

O deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) pediu que as portas e janelas de todos os gabinetes permaneçam abertas para melhorar a circulação de ar na Câmara e melhorar as condições de trabalho durante a pandemia.

O deputado Fábio Trad (PSD-MS), que já contraiu Covid-19, pediu atenção especial para parlamentares e servidores na sua situação. “Quem já foi internado tem sistema imunológico mais vulnerável”, argumentou.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

gabarito preliminar
Seletivo Lucas do Rio Verde: Publicado gabarito preliminar da prova de Psicólogo
março 02, 2021
ATENDENDO DECRETO
Lucas: Atendendo decreto estadual, Unilasalle suspende aulas presenciais
março 02, 2021