20.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 23 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAProposta proíbe terceirização no magistério da rede particular

Proposta proíbe terceirização no magistério da rede particular

Texto insere dispositivo na lei que trata do trabalho temporário nas empresas urbanas
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag. Câmara

O Projeto de Lei 10944/18 proíbe a prestação de serviços a terceiros nas atividades de magistério da rede particular. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei 6.019/74, que trata do trabalho temporário nas empresas urbanas.

“A educação não pode ser vista como mero empreendimento, e a troca de professores em decorrência do rompimento de um contrato de prestação de serviços pode ter consequências danosas, sobretudo para os alunos”, disse a autora da proposta, deputada Renata Abreu (Pode-SP).

A deputada afirmou ainda que, embora exista entendimento de que as leis atuais já não permitem professores terceirizados, uma vez que isso seria incompatível com o funcionamento escolar, a proposta pretende eliminar qualquer dúvida tornando a proibição expressa.


--Continua depois da publicidade--

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, após a reforma trabalhista (Lei 13.467/17), que todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas. Antes, nas escolas isso se restringia a atividades como limpeza e segurança.

Na rede pública, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que no magistério o ingresso na carreira se dará exclusivamente por meio de concurso público de provas e títulos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Lucas do Rio Verde e outros 27 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19
junho 22, 2021
SOB INVESTIGAÇÃO
Mais de 80 doses de vacina AstraZeneca desaparecem de PSF em Lucas do Rio Verde
junho 22, 2021