26.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Proposta exige seguro-garantia em todas as obras licitadas no Brasil

Proposta exige seguro-garantia em todas as obras licitadas no Brasil

Caso a empresa vencedora tenha o contrato rescindido, a seguradora assumirá a obra ou indenizará o poder público
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag camara

O Projeto de Lei 4598/20 exige seguro-garantia em todas as licitações realizadas no Brasil para obras ou serviços de engenharia. Esse seguro deverá cobrir o valor integral do empreendimento. Caso a empresa vencedora tenha o contrato rescindido, a seguradora assumirá a obra ou indenizará o poder público.

Pela proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, a seguradora poderá contratar uma nova construtora para concluir a obra.

Autor do projeto, o deputado Ney Leprevost (PSD-PR) afirma que o objetivo é replicar no Brasil a experiência dos contratos de performance bond, usados em obras federais nos Estados Unidos. Pelo mecanismo, as construtoras têm que apresentar um seguro de 100% do valor do contrato e garantir ao contratante a entrega da obra.

Leprevost aponta entre as vantagens do performance bond a eficácia e a simplicidade do seu funcionamento. “O mecanismo proporciona credibilidade, confiança e seriedade na gestão de obras públicas, pois preza e zela pela transparência nos gastos do estado, preservando o interesse público”, diz.

Divulgação no edital
A proposta determina que a obrigatoriedade do seguro-garantia deverá constar no edital de licitação e nos contratos para obras e serviços de engenharia. Outras regras previstas são:

– o edital também estabelecerá os requisitos e condições para que a seguradora assuma o empreendimento;

– o seguro-garantia continuará em vigor mesmo que a construtora não pague o prêmio nas datas convencionadas;

– o projeto da obra ou serviço de engenharia deverá fornecer todas as informações necessárias para que a seguradora possa avaliar a viabilidade e os riscos do contrato de seguro.

 

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

PM prende homem por dano ao patrimônio no Pronto Socorro Municipal

Na madrugada desta sexta- feira(04) a Polícia Militar prendeu um homem de 62 anos por crime de dano, em Várzea Grande. O suspeito foi...

PM recupera rodas furtadas e detém suspeito de furto e receptador em Sapezal

Policiais militares da 5ª Companhia de Sapezal (a 480 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (03.12), dois homens, sendo um por furto e o...

MT Ciências levará conhecimento científico à população durante expedição Araguaia Cidadão

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, projeto desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento Científico Tecnológico e...

Para juiz, protesto de agentes penitenciários é risco à segurança pública e fuga de presos

O juiz da Vara em Ação Civil Pública e Popular, Bruno D’Oliveira Marques, acatou o pedido de liminar da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e...