31.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAProjeto determina que escolas incluam braile em aplicações de internet

Projeto determina que escolas incluam braile em aplicações de internet

Proposta acrescenta a medida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag. Câmara

O Projeto de Lei 969/21 determina que escolas públicas e particulares disponibilizem tradução em braile em suas aplicações de internet. A proposta acrescenta a medida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O texto foi apresentado pela deputada Edna Henrique (PSDB-PB) à Câmara dos Deputados.


--Continua depois da publicidade--

“Há vários estudos que demonstram que os níveis de escolaridade de pessoas com deficiência visual são mais baixos que o da população em geral: 73,1% dos alunos com esse tipo de deficiência já repetiram o ano escolar, por exemplo. As dificuldades vão desde a leitura de livros didáticos a problemas de visualização da lousa, o que reduz significativamente a capacidade de absorção das matérias”, argumenta a deputada, citando pesquisa sobre o assunto.

Edna Henrique acrescenta que a LDB assegura aos educandos com deficiência os recursos educativos necessários para atender as suas necessidades, o que, entre outras razões, justifica a medida proposta.

“Com a ferramenta [tradução em braile], será possível que estudantes com deficiência visual leiam e pesquisem sobre diferentes instituições de ensino e desfrutem de todas as conveniências e facilidades que as aplicações [de internet] possuem”, acredita.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


--Continua depois da publicidade--


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Agentes da Guarda Municipal de Lucas localizam peças de moto furtada há cinco meses
junho 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Processo seletivo do Esporte é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde
junho 17, 2021