21 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 03 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAPresidente do Senado lança Programa Jovem Senador 2022

Presidente do Senado lança Programa Jovem Senador 2022

Por

Na sessão deliberativa do Plenário desta terça-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o lançamento do Programa Jovem Senador 2022, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas conhecimento sobre democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo federal. 

Pacheco explicou que os jovens senadores e senadoras serão selecionados por meio de concurso de redação, que nesta edição tem o tema “200 anos de Independência: lições de história para a construção do amanhã”. 


--Continua depois da publicidade--

O senador também agradeceu o apoio dos governos dos estados e  do Distrito Federal, que, por meio das secretarias de Educação, promovem os concursos para a seleção dos 27 alunos e alunos, um por estado, que participam de uma semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília. Em 2022, ela ocorrerá de 27 de junho a 1° de julho. Como nas edições anteriores, um professor orientador de cada estudante também participará de atividades na Casa. 

Os jovens senadores vivem a experiência de um mandato legislativo, que começa com a posse e a eleição da Mesa e termina com a aprovação de sugestões de  projetos de lei, que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). 

Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições à CDH, sendo que 40 foram aceitas como projetos de lei e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs). Essa será a 10ª edição do Programa Jovem Senador, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores.

— O Senado Federal acredita no poder da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política — afirmou Pacheco, que concluiu convidando os senadores a fazer divulgação do programa em seus estados, nas redes sociais e em meios de comunicação.


--Continua depois da publicidade--

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador

Calendário do Programa Jovem Senador 2022

• Entrega das redações: até 18 de março
• Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril
• Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio
• Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio
• Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o  de julho

Por Ana Paula Marques, com supervisão de Patrícia Oliveira. 

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

NOVO COMANDANTE
Luverdense define técnico para temporada 2022: Márcio Nunes
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Organizadores agradecem o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde no McDia Feliz 2021
dezembro 02, 2021
Lucas do Rio Verde
Cursos técnicos estão com 120 vagas abertas na Secitec de Lucas do Rio Verde
dezembro 02, 2021
RETOMADA NO COMÉRCIO
Com horário estendido, comércio luverdense pode ampliar em até 40% as vendas no fim de ano
dezembro 02, 2021