37.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAPresidente do Banco dos Brics fala na Comissão de Relações Exteriores sobre...

Presidente do Banco dos Brics fala na Comissão de Relações Exteriores sobre investimentos

Marcos Troyjo em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, em 2019
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como “Banco dos Brics”, será tema do debate da próxima quinta-feira (16), às 10h, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. O convidado será Marcos Troyjo, presidente do NDB.

A reunião semipresencial, sob a presidência da senadora Kátia Abreu (PP-TO), terá foco nos investimentos e parcerias estratégicas que o banco pode viabilizar. O NDB foi criado em 2015 pelos países que compõem o grupo conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). É um banco multilateral que fomenta o desenvolvimento dos chamados países “emergentes”.


--Continua depois da publicidade--

Em 2020, o brasileiro Marcos Troyjo foi eleito para presidir o NDB por um mandato de cinco anos. Economista, cientista político e diplomata, Troyjo fundou e dirigiu o BRICLab, centro de estudos sobre os Brics na Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Antes, foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

Em julho de 2020, o Senado aprovou a criação de um escritório do NDB no Brasil. A sede do banco fica em Xangai, na China.

Capital

Juntos, os Brics representam cerca de 42% da população, 23% do produto interno bruto, 30% do território e 18% do comércio do mundo inteiro.

Para a criação do banco, os países que compõem o Brics se comprometeram a integralizar, cada um, 20% de um capital de US$ 10 bilhões entre 2016 e 2022.


--Continua depois da publicidade--

Nos três primeiros anos da instituição, foram aprovados quatro projetos brasileiros para as áreas de energia renovável, construção de estradas, reconstrução de rodovia férrea, esgotamento sanitário, telecomunicações e refinarias da Petrobras.

Redes sociais

107,330FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

SOB NOVA DIREÇÃO
Novo coordenador da Guarda Municipal é apresentado durante sessão da Câmara
setembro 20, 2021
SEGURANÇA
Policia procura por homem que esfaqueou amigo em Lucas do Rio Verde
setembro 20, 2021
DIA DO GAÚCHO
“É importante manter nossa tradição para as próximas gerações”, diz patrão do CTG de Lucas
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021