Paim diz que decisão da Justiça Militar que condenou oito militares no RJ é histórica

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o racismo estrutural no Brasil é algo real e seu enfrentamento é imprescindível

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

paim diz que decisao da justica militar que condenou oito militares no rj e historica
Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou a decisão da Justiça Militar que condenou oito dos doze militares na ação por duplo homicídio contra o músico Evaldo Rosa e contra o catador de latinhas Luciano Macedo, em 2019, no Rio de Janeiro.

— É uma decisão histórica. Fez-se justiça. É mais um motivo para que a Câmara dos Deputados aprove urgentemente o projeto (PL) 5.231/2020, que proíbe agentes de segurança pública ou particulares de adotar ações baseadas em preconceito. Ressalto que essa matéria já foi aprovada no Senado.

Paim salientou que a população negra é a que mais morre e que, em média, 80% das vítimas de assassinatos no país são de pessoas negras. Segundo o senador, o racismo estrutural no Brasil é algo real e seu enfrentamento é imprescindível. Ele também ressaltou que muitos brasileiros são abordados injustamente a todo momento, e suspeitas principalmente por conta da cor da pele ou por outras condições sociais e de gênero. Portanto, declarou, “isso é uma violação da dignidade humana. Falo da violação dos direitos humanos”.