28.7 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 22 janeiro, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Paim alerta para alto índice de evasão escolar no Brasil

Paim alerta para alto índice de evasão escolar no Brasil

Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou, em pronunciamento nessa quinta-feira (23), o alto índice de evasão escolar no Brasil. Segundo ele, as desigualdades na educação do país ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de coronavírus.

— Quase 5 milhões de jovens entre 9 e 17 anos não têm acesso à internet em casa. Como estudar? Eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. São na sua grande maioria pobres, não têm sequer um computador, portanto não estão tendo aulas on-line e nem algum tipo de aprendizagem. Já aqueles que têm acesso a internet, a conexão é precária ainda.

Para auxiliar os estudantes de baixa renda, Paim apresentou o PL 3.462/2020, que prevê o “auxílio-conexão” para dar acesso à educação a distância gratuita por meio de internet banda larga durante o período de calamidade pública.

Fundeb

O senador afirmou ainda que o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, terá um enorme desafio pela frente, como o problema da evasão escolar, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e um novo modelo para a educação brasileira pós pandemia.

Paim também fez um apelo para que a PEC 26/2020, que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente, aprovada esta semana na Câmara dos Deputados, seja votada urgentemente pelo Senado, já que a previsão constitucional atual prevê o fim do fundo em 31 de dezembro deste ano.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas