27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAOuvidoria do Senado quer ampliar participação popular

Ouvidoria do Senado quer ampliar participação popular

Senador Plinio Valério quer os cidadãos participando cada vez mais das decisões do Senado
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A nova página da Ouvidoria do Senado na internet entrou no ar nesta quarta-feira (28), com o objetivo de atrair ainda mais pessoas para interagir com o Senado Federal e os senadores. 

O site foi reformulado e ganhou novo visual para ficar mais simples e prático para o cidadão acessar. Há também novo espaço para notícias sobre a Ouvidoria. Qualquer pessoa pode ligar para a Ouvidoria ou acessar a página na internet para tirar dúvidas sobre projetos de lei, por exemplo, ou fazer sugestões, críticas, elogios ou denúncias, além de poder fazer solicitações com base na Lei de Acesso à Informação.


--Continua depois da publicidade--

Neste ano, de 1º de janeiro até 27 de julho, a Ouvidoria já recebeu 10.820 demandas por meio de sua página na internet. São sugestões, reclamações, pedidos de informação, elogios, denúncias e outras solicitações que chegam ao Senado de todos os estados brasileiros.

Qualquer pessoa pode interagir com o Senado pelo site da Ouvidoria (www.senado.leg.br/ouvidoria); email ([email protected]); pelo telefone 0800 061 2211 ou pelos Correios [Ouvidoria do Senado, Via N2, Anexo 4, Bloco D, Gráfica do Senado, CEP 70165-900 Brasília – DF].

O atual ouvidor-geral do Senado é o senador Plínio Valério (PSDB-AM). Ele afirmou para a Agência Senado, nesta quarta, que o cidadão é o foco prioritário da Ouvidoria e que a aproximação da população com o Senado é fundamental.

— Queremos que os cidadãos participem cada vez mais das decisões do Senado. Reformulamos nosso site, que está com um novo visual e com um espaço reservado para notícias da Ouvidoria, onde vamos divulgar nossas ações, dar transparência para o nosso trabalho, publicar informações sobre nossos atendimentos e notícias para incentivar cada vez mais a participação popular. A participação de todos é muito importante e norteia o trabalho do Legislativo. Seja por telefone, carta ou internet temos que estar próximos — afirmou Plínio Valério.


--Continua depois da publicidade--

Sugestão por telefone

Recentemente, a Ouvidoria registrou o início da tramitação do primeiro projeto de sugestão legislativa que chegou ao Senado pela Ouvidoria. O projeto de iniciativa de um cidadão do estado do Rio de Janeiro prevê o “fim da cobrança da contribuição previdenciária do aposentado”. 

A sugestão chegou à Ouvidoria pelo telefone 0800 061 22 11 e recebeu os apoios necessários no portal do programa e-Cidadania. Com isso, já está tramitando na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pode virar projeto de lei.

— Tivemos uma sugestão legislativa que chegou pelo nosso 0800 e ganhou apoio de 20 mil internautas e que agora tramitará na CDH. Além de sugestões legislativas, estamos abertos para receber contribuições, anseios e reclamações dos cidadãos. Também estamos enviando mensalmente um relatório de atendimento da Ouvidoria aos senadores. É uma forma de cada senador da República ver o que os cidadãos dos seus estados estão pensando, sugerindo, opinando para que todos possam usar essas contribuições em seus mandatos — acrescentou o ouvidor-geral do Senado.

Criada em 2011 para ser um canal de comunicação entre o Senado e a população, a Ouvidoria se propõe a fortalecer os laços entre o cidadão comum e os senadores.  Por meio do canal, são recebidos diversos tipos de manifestações sobre o Senado, os senadores e o Congresso. Todas são registradas e encaminhadas aos setores competentes a fim de que seja adotada a medida mais adequada para a solução de cada caso. 

A Ouvidoria do Senado tem se consolidado como instrumento de participação popular, de exercício da cidadania e controle social, aproximando o cidadão do Parlamento. Mesmo com o advento das novas tecnologias, a Ouvidoria ainda recebe inúmeras ligações por 0800, grande parte delas de pessoas que não têm acesso à internet.  

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021
FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021