STF mantém prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por risco de fuga

O Supremo Tribunal Federal rejeitou o pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, considerando risco de fuga e descumprimento de medidas cautelares.

Fonte: CenárioMT

STF mantém prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por risco de fuga
STF mantém prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por risco de fuga - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira, negar o pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A defesa do ex-presidente sustentava que não havia denúncias por obstrução de justiça ligadas ao inquérito que investiga a interferência de seu filho, Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos para aplicação de sanções contra autoridades brasileiras. Argumentavam que, sem acusações formais, não existiriam fundamentos para manter as medidas cautelares.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, o relator da ação no STF, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a prisão domiciliar é necessária devido ao risco de fuga e à possibilidade de descumprimento das cautelares. Segundo ele, a medida visa garantir a ordem pública e assegurar a plena aplicação da lei penal.

Além da prisão domiciliar, o STF manteve restrições importantes: o ex-presidente não pode receber visitas não autorizadas, usar celular ou redes sociais, nem se comunicar com embaixadores e representantes diplomáticos estrangeiros, exceto seus advogados.

[Continua depois da Publicidade]

Em setembro, Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado. Como ainda existem recursos pendentes, a pena não começou a ser cumprida.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.