O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) uma ligação do presidente russo Vladmir Putin, com duração aproximada de 40 minutos.
Segundo nota do Palácio do Planalto, o diálogo abordou os esforços para a paz entre Rússia e Ucrânia, além de atualizações sobre conversas envolvendo os Estados Unidos.
Durante a conversa, Lula reafirmou a posição do Brasil em favor do diálogo como caminho para a resolução pacífica do conflito.
“O presidente Lula destacou que o Brasil sempre defendeu a busca por uma solução pacífica e colocou o governo à disposição para colaborar, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa liderada por Brasil e China”, declarou o Planalto.
Além do conflito, os presidentes discutiram temas bilaterais e o panorama político e econômico mundial.
Putin aproveitou para parabenizar o Brasil pelos avanços apresentados na Cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Também foi reafirmado o compromisso de realizar ainda este ano a próxima reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, conforme informou o Palácio do Planalto.