23.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 26 outubro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Lasier questiona decisões sobre processo de impeachment de ministros do STF

Lasier questiona decisões sobre processo de impeachment de ministros do STF

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu a questão de ordem de Lasier e informou que a Mesa decidirá oportunamente
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou um questionamento nesta quarta-feira (23), durante sessão plenária semipresencial, sobre os procedimentos de recebimento de pedido de impeachment, no Senado, contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A questão de ordem foi recebida pela Mesa, que decidirá sobre o questionamento “oportunamente”, segundo o presidente Davi Alcolumbre.

Além de aprovar a escolha de ministros do STF, o Senado tem competência para processá-los e julgá-los por crime de responsabilidade. No pedido, Lasier alega que a legislação determina que a decisão de analisar os pedidos que chegam à Casa deve ser compartilhada entre os integrantes da Mesa. Hoje, segundo o senador, a decisão de analisar os pedidos está nas mãos do seu presidente. Lasier aponta que “o procedimento atual afronta as normas legais e não tem amparo legal”.

— Que dispositivo regimental dá competência ao presidente do Senado para decidir monocraticamente sobre os pedidos de impeachment protocolados em substituição à Mesa do Senado? — indaga o senador na questão de ordem.

Lasier ainda questiona em qual momento a Mesa do Senado deve ser ouvida sobre pedidos de impeachment e qual o procedimento para interposição de recursos ao Plenário sobre a decisão do presidente. 

Na presidência da sessão convocada para votação de indicações de embaixadores e outras autoridades, Davi Alcolumbre assinalou:

 — A Mesa recolhe a questão de ordem de vossa excelência e responderá oportunamente — disse. 

Lasier pediu que o presidente definisse um prazo para resposta à questão de ordem: “Há quem diga que oportunamente significa nunca”, disse o senador ao que o presidente do Senado respondeu:

— E há quem diga que oportunamente significa oportunamente — finalizou Davi. 



- Publicidade -

Últimas

Grêmio vira sobre o Athlético-PR fora de casa e soma três pontos no Brasileirão

O Grêmio venceu o Athlético-PR em partida válida pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro 2020. Com gols contra do zagueiro Thiago Heleno e do...

Inter empata com o Flamengo no Beira-Rio

Inter e Flamengo empataram por 2 a 2 no Beira-Rio, na noite deste domingo (25/10), em partida da 18ª rodada do Brasileirão. Marcado por...

Série B: Em Recife, Cruzeiro apenas empata com Náutico

O Cruzeiro ficou no empate de 1 a 1 com o Náutico, na tarde deste domingo (25) no estádio dos Aflitos, em Recife, em...

Ciclista morre atropelado por caminhão na BR-364, em Mato Grosso

Uma pessoa morreu após acidente envolvendo um ciclista e um veículo de carga, na manha deste domingo (25). A vítima não foi identificada. A tragédia...