30.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 17 setembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAJoaquim Ledo, figura da Independência, pode entrar para o Livro dos Heróis...

Joaquim Ledo, figura da Independência, pode entrar para o Livro dos Heróis da Pátria

Autor da proposta, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), exaltou o papel do homenageado na luta pela Independência do Brasil
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta quinta-feira (2), o projeto de lei que inclui no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Joaquim Gonçalves Ledo (1781-1847), jornalista e político fluminense que teve atuação destacada no processo de independência do Brasil (PL 4913/2019). O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O texto é de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ambos exaltaram a figura de Ledo e destacaram que seu nome não tem tanto destaque na história nacional porque ele foi um adversário do regime monárquico nos primeiros anos do Império.


--Continua depois da publicidade--

“É incontestável a grandeza da atuação de Joaquim Gonçalves Ledo pela emancipação política do País, assim como seu admirável empenho para criar uma nação democrática, enfrentando com clarividência e destemor a incompreensão dos contemporâneos e a perseguição dos poderes constituídos”, escreveu Braga no parecer.

Izalci apontou que Ledo foi um dos fundadores do país, tendo pressionado pela realização da primeira Assembleia Constituinte, mas suas ideias, influenciadas pelo iluminismo europeu, não eram bem recebidas pela primeira geração da elite nacional.

“Firme em suas convicções, recusou o cargo de ministro de D. Pedro I e o título de Marquês que lhe fora oferecido. Em contrapartida, cumpriu diversos mandatos como deputado da Província do Rio de Janeiro, uma vez que tal honra lhe havia sido concedida pelo povo”, observou.

Joaquim Gonçalves Ledo nasceu no Rio de Janeiro (RJ), estudou em Portugal e foi fundador do Revérbero Constitucional Fluminense, um jornal que defendia a emancipação política do Brasil. Foi um dos articuladores da permanência de D. Pedro I no país, após sua convocação pelas cortes portuguesas, defendeu a proclamação da Independência e a convocação da Assembleia Constituinte. Adversário político de José Bonifácio e defensor de ideias liberais radicais, chegou a se exilar na Argentina nos primeiros anos após a independência, mas retornou ao Brasil para cumprir dois mandatos na Assembleia Provincial do Rio de Janeiro.


--Continua depois da publicidade--

Redes sociais

107,316FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021