31.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 17 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAIndicado a embaixada terá que apresentar plano de trabalho a comissão

Indicado a embaixada terá que apresentar plano de trabalho a comissão

A presidente da CRE, Kátia Abreu, em audiência com o chanceler Carlos França, em 6 de maio
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

A presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Kátia Abreu (PP-TO), baixou um ato definindo que os diplomatas indicados pelo governo para a chefia de embaixadas e representações do Brasil no exterior terão que apresentar à CRE, antes da sabatina, um plano de trabalho detalhado sobre como pretendem atuar no futuro país.

O plano de trabalho, que será encaminhado pelo Itamaraty, será baseado em metas e prioridades. Deve trazer dados objetivos sobre a promoção do comércio e investimentos; a promoção da imagem do país, da cultura brasileira, do turismo e da marca Brasil; cooperação em áreas de fronteira, quando for o caso; apoio a comunidades brasileiras no exterior, quando for o caso; relações políticas bilaterais; e a atuação junto a órgãos regionais e multilaterais, quando for o caso.


--Continua depois da publicidade--

“Minha percepção é que o relatório da gestão anterior, principal documento hoje apresentado à CRE antes da sabatina, oferece um retrato da relevância do posto, não do candidato ou sua visão estratégica”, argumenta Kátia Abreu no ato que definiu o novo processo.

Parte do plano de trabalho poderá ser enviado pelo Itamaraty como conteúdo “em caráter secreto”, dependendo do teor e obedecendo ao que manda a Lei de Acesso à Informação (LAI — Lei 12.527, de 2011). 

“A submissão de um plano de trabalho é a ferramenta central de um processo claro, objetivo e contínuo de avaliação do desempenho, tanto do diplomata quanto do próprio Itamaraty, no que tange às suas prioridades e diretrizes. Este documento, confrontado com o relatório final de sua gestão, será útil inclusive para consideração quando o candidato vier a ser indicado para outra missão”, conclui a senadora.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Agentes da Guarda Municipal de Lucas localizam peças de moto furtada há cinco meses
junho 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Processo seletivo do Esporte é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde
junho 17, 2021