13.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 30 julho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAIluminação rosa no Congresso lembra o mês da LAM, doença rara dos...

Iluminação rosa no Congresso lembra o mês da LAM, doença rara dos pulmões

Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O prédio do Congresso Nacional será iluminado neste sábado (12) e domingo (13) com a cor rosa para lembrar o Mês Mundial de Conscientização da Linfangioleiomiomatose. Conhecida como LAM, a doença se caracteriza pela presença de cistos nos pulmões, sistemas linfáticos e rins, é considerada uma neoplasia de baixo grau e pode comprometer a função pulmonar, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Autor do pedido de iluminação, o deputado Alan Rick (DEM-AC) afirma que o objetivo é conscientizar a população sobre a doença. Em pronunciamento no Plenário da Câmara, ele ressaltou que vem trabalhando, desde 2014, para criar leis nacionais, estaduais e municipais que atendam as pessoas com doenças raras como a LAM. É importante, em sua opinião, implementar políticas de auxílio para o tratamento, conscientização e orientação dos pacientes.


--Continua depois da publicidade--

Devido à proliferação de células musculares da LAM, pode haver obstrução de vias aéreas e de vasos sanguíneos nos pulmões, de acordo com a SBPT. Com o tempo, o paciente passa a ter dificuldade de oxigenação adequada do organismo. Não há ainda tratamento que proporcione a cura da doença, alerta a entidade médica. O transplante pulmonar é indicado em casos avançados.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
“Vão ter que esclarecer no MP”, diz secretária sobre pessoas que tomaram dose extra de vacina em Lucas
julho 29, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde volta registrar óbito em decorrência da Covid-19
julho 29, 2021