22.4 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAIluminação azul lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Iluminação azul lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Congresso receberá iluminação azul entre os dias 21 e 29 de abril. A iniciativa é dos senadores Romário e Izalci Lucas, em apoio ao Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab)
Por CenárioMT com inf. Agência Senado

O edifício principal e a cúpula do Senado estarão iluminados com a cor azul, entre 21 e 29 de abril, para lembrar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. A iniciativa, aprovada pela Primeira-Secretaria do Senado, é dos senadores Romário (PL-RJ) e Izalci Lucas (PSDB-DF) em apoio ao Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab). A ação visa dar visibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater preconceitos.

Para o senador Romário, reconhecido pela atuação nas pautas em favor das pessoas com deficiência no Congresso, essa iniciativa, além de chamar a atenção da sociedade para o assunto, sinaliza que os representantes da população também prestam a devida atenção à causa.


--Continua depois da publicidade--

— Estamos literalmente jogando luz, iluminando de azul, para olharmos para as pessoas com autismo com respeito e cuidado, para que elas vivam em uma sociedade que os acolhe e respeita — afirma.

Izalci Lucas diz que não poderia deixar de apoiar esta ação, pois, segundo ele, as inúmeras manifestações em todo o mundo ajudam a ampliar o conhecimento e a consciência a respeito do transtorno do espectro autista e de seus efeitos.  

— Nesse sentido, ampliar a conscientização sobre o autismo e incluí-lo no censo do IBGE são passos fundamentais para implementação de políticas públicas eficazes e mais justas — ressalta.

O dia 2 abril foi escolhido como Dia Mundial da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data, celebrada desde 2008, é chamar a atenção para esse transtorno, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Lei 13.652, de 2018, que teve como base o PLS 321/2010, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), aprovado pelo Congresso.


--Continua depois da publicidade--

TEA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o TEA abrange uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por interesses e atividades do indivíduo, realizadas de forma repetitiva. O TEA compreende o autismo, a Síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado.

A OMS estima que uma em cada 160 crianças no mundo possui o TEA. O transtorno pode limitar a capacidade de alguns indivíduos de realizar atividades diárias e participar da vida em sociedade, enquanto outros são capazes de viver de forma independente.

Ainda segundo o órgão ligado à ONU, em todo o mundo, as pessoas com transtorno do espectro autista estão frequentemente sujeitas à estigmatização, discriminação e violações de direitos humanos. Globalmente, o acesso aos serviços e apoio para essas pessoas é considerado inadequado.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EVITAR AGLOMERAÇÃO
Acilve pede ampliação de horário de funcionamento do comércio na véspera do dia das Mães
maio 07, 2021
SAÚDE
36 casos de dengue foram confirmados em Lucas do Rio Verde desde o início do ano
maio 07, 2021