O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou os resultados finais dos candidatos aprovados em três carreiras da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1), após a conclusão dos cursos de formação. As carreiras contempladas são: analistas de infraestrutura, analistas de tecnologia da informação e auditores-fiscais do trabalho.
Além disso, o MGI autorizou a nomeação de 42 aprovados para o cargo de analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).
Homologação de resultados finais
A homologação confirma oficialmente que todas as etapas do concurso foram concluídas e validadas pela administração pública federal.
O cargo de analista de infraestrutura (AIE) abrange arquitetura, engenharia civil e elétrica. Segundo o MGI, esses profissionais são responsáveis pelo planejamento, fiscalização e execução de projetos em áreas como infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, energia, produção mineral, comunicações e desenvolvimento regional e urbano.
Os analistas em tecnologia da informação (ATI) atuarão na gestão estratégica de recursos de TI na administração federal, exercendo funções de planejamento, supervisão e coordenação.
Já os auditores-fiscais do trabalho (AFT) terão a função de fiscalizar a legislação trabalhista em todo o país, promovendo ambientes de trabalho seguros e justos, realizando inspeções e aplicando medidas corretivas.
Com a autorização do MGI, o Mdic passa a conduzir as próximas etapas de convocação e posse dos novos analistas de comércio exterior. Essa carreira exige nível superior e tem atribuições voltadas à gestão de políticas de comércio exterior, buscando maior participação do Brasil no mercado global e fortalecendo exportações, investimentos e parcerias comerciais.
Aprovados no CPNU 1
Os resultados da primeira edição do CPNU estão disponíveis eletronicamente desde fevereiro. Dados sobre os aprovados mostram que 63% são homens e 37% mulheres, 24,5% são negros, 2,29% indígenas e 6,79% pessoas com deficiência. A maioria (70%) tem entre 25 e 40 anos, e 76,8% foram aprovados em uma das três primeiras opções de carreira.
Enem dos Concursos
O CPNU contou com 970.037 candidatos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas de 2024 ocorreram em 228 cidades e 3.647 locais. Em 2025, a segunda edição do CPNU oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos, com provas aplicadas em 218 municípios, sendo a primeira fase em outubro e a segunda em dezembro, registrando 761.528 inscrições confirmadas.