20.1 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAGirão teme que CPI da Pandemia tenha governo federal como único alvo

Girão teme que CPI da Pandemia tenha governo federal como único alvo

Por CenárioMT com inf. Agência Senado

Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) manifestou a sua preocupação de que a CPI da Pandemia seja direcionada apenas contra o governo federal, sendo, nas suas palavras, “pizza para muitos e fígado para poucos”. Ele anunciou ter impetrado uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a presença do senador Renan Calheiros na comissão parlamentar de inquérito (CPI).

O recurso, que também teve como autores os senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO), alega que Renan, escolhido como relator da comissão, deveria se declarar impedido por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho — que pode ser um eventual alvo das investigações, segundo os senadores. Girão manifestou sua decepção por essa escolha.


--Continua depois da publicidade--

— Preferiram escalar o senador Renan Calheiros, que tem tanto no Regimento Interno do Senado Federal, que é muito claro nos seus artigos, como também na questão do Código de Processo Penal, problemas que não colocam ele como alternativa positiva para estar à frente de uma relatoria — afirmou.

Girão disse ter apresentado a sua candidatura à presidência da CPI para garantir a independência e a credibilidade da comissão e não para proteger o governo, já que defende que todos os responsáveis por erros e desvios de verbas sejam investigados, tanto no Executivo federal, quanto nos estados e municípios.

Nesse sentido, considerou que a escolha de Renan para a relatoria significou a comissão se afastar dos anseios da cidadania e correr o risco de se tornar um “palanque para presidenciáveis”, em vez de contribuir para o combate à pandemia.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SÃO E SALVO
Em ação rápida, bombeiros resgatam cachorro preso debaixo de contêiner em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2021
CLASSIFICADO
Grupo Santos volta a vencer Sorriso e garante vaga na próxima fase da Copa do Brasil
maio 16, 2021