19.3 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 09 março, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO DIRETO DE BRASÍLIA Frente Parlamentar Indígena pede impeachment de Bolsonaro

Frente Parlamentar Indígena pede impeachment de Bolsonaro

Documento denuncia desmonte de órgãos de proteção indígena, como Funai, Ibama e ICMBio
Por Redaçao CenarioMT com inf. Ag camara

Em meio à eleição para a presidência da Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas apresentou nesta segunda-feira (01) mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Entidades indigenistas e parlamentares da oposição também assinam o documento em que identificam um “teatro de absurdos sem fim” no comando da presidência da República. O texto aponta uma série de ações e omissões do governo federal que, segundo os autores do pedido, estariam levando ao “genocídio” das populações originais. O pedido de impeachment cita relação entre o “desmonte” dos órgãos públicos e a invasão de terras indígenas – como a dos Yanomami, em Roraima –, o assassinato de lideranças e a disseminação de Covid-19 entre os indígenas.


--Continua depois da publicidade--

Coordenadora da frente parlamentar, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), da Rede de Roraima, avalia que o que chama de “violência institucionalizada” contra os indígenas justifica o impeachment de Bolsonaro. “Nós estamos denunciando todos esses crimes de violação dos direitos constitucionais, dos direitos relacionados às leis infraconstitucionais, à obrigação de o Estado brasileiro demarcar terras indígenas, respeitar e proteger os bens”.

A deputada citou ainda o “desmonte” de órgãos como Funai, Ibama e ICMBio. “Que vem prejudicando principalmente as terras indígenas que estão sendo invadidas por garimpeiros e outros invasores. Esse é o sentido da omissão e da violência institucionalizada”, completou.

Entre as 16 organizações, que assinam o pedido de impeachment juntamente com a frente parlamentar, estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia do Povo Guarani (Aty Guasu) e o Conselho Terena. Esse é o 66° pedido de impeachment contra Bolsonaro apresentado na Câmara dos Deputados.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

GERAL
Marino Franz reassume presidência da Fundação Luverdense de Saúde
março 08, 2021
Confira os serviços e horários dos PSFs e Farmácias Municipais de Lucas do Rio Verde
março 08, 2021