Fachin reforça cultura democrática para prevenir autoritarismo no Brasil

O presidente do STF, Edson Fachin, destacou a importância de manter a democracia viva para proteger a Constituição e evitar retrocessos autoritários.

Fonte: CenárioMT

Fachin reforça cultura democrática para prevenir autoritarismo no Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, enfatizou nesta segunda-feira (6) a necessidade de fortalecer uma cultura democrática no Brasil para impedir o retorno do autoritarismo.

As declarações foram feitas durante a cerimônia de encerramento das comemorações dos 37 anos da Constituição de 1988.

Fachin afirmou que é essencial sustentar e defender a Constituição brasileira.

“Este tribunal aqui está e aqui estará em 2026 e todos os anos subsequentes para que a constituição impeça o retorno do autoritarismo entre nós. Mas, não basta. Uma constituição resistente nasce não apenas do direito, mas de uma cultura democrática que a sustenta e a defenda”, declarou.

O ministro também destacou a importância da separação equilibrada dos Três Poderes, da subordinação das Forças Armadas ao poder civil e da realização de eleições livres.

“A Constituição se mantém não apenas pela força de suas palavras, mas pela consciência de um povo que as reconhece como suas. Memória histórica e vigilância social são o cimento invisível que sustenta a liberdade”, completou.

Fachin assumiu recentemente a presidência do STF e comandará o Poder Judiciário até 2027.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.